adubo natural

APRENDA A FAZER ADUBO NATURAL EM CASA

Você diminui o “lixo” orgânico nos aterros e deixa suas plantas mais verdes e saudáveis


Gabriella Major | Dec 16, 2020

Cuidar das plantas ou horta caseira requer alguns cuidados especiais: além de avaliar o melhor ambiente (externo ou interno) para cada muda e a quantidade ideal de água e luminosidade, é importante manter a terra sempre bem nutrida. Assim como os seres humanos, as plantas precisam do alimento certo para que possam se desenvolver e se manterem verdes e saudáveis. Daí a necessidade de você oferecer sempre um bom adubo, de preferência orgânico, opção menos agressiva à nossa saúde e ao meio ambiente; e bem mais sustentável.

Especialista em permacultura urbana e autora do IG @casa.planta, Tania Campos sugere a compostagem com minhoca como a melhor opção. "É mais rápida e não exige muito espaço – existem caixas próprias para compostagem de diferentes tamanhos, até mesmo para apartamento." A longo prazo, o custo/benefício da composteira vale à pena, pois constrói um ciclo contínuo de vida e adubo para as plantas. Mas, se preferir, você pode economizar construindo sua própria composteira (passo a passo aqui).

O que pode ser direcionado para a composteira : sobras de alimentos in natura, como casca de frutas, talo de legumes e verduras, casca de ovo. A borra de café é exceção – mesmo depois de coar a bebida, o pó é bem aceito. Não utilize restos de cebola e nem cítricos (laranja, limão), pois alteram o pH do solo prejudicando as minhocas e as plantas. Nossa sugestão: em vez de jogar fora a casca da laranja e do limão, use para fazer seus produtos de limpeza (confira receitas de desinfetante e multiuso). 

BIOFERTILIZANTE (DISPENSA COMPOSTEIRA) 

Se preferir uma opção mais prática, sem o uso de uma composteira, Tânia sugere uma versão natural do adubo químico NPK, composto por potássio, nitrogênio, cálcio e fósforo. Para isso, junte: : 

.Casca de 2 bananas

.Casca de 2 ovos

.1 colher (sopa) de borra de café 

. Água (apenas o necessário para completar o recipiente)

Bata tudo no liquidificador, coe e transfira para um garrafinha ou pote bem vedado. Deixe descansar por quatro dias (importante para a mistura fermentar e os microrganismos se proliferarem) e, só então, regue as plantas com esse biofertilizante. Faça isso uma vez por mês ou quando sentir que seu jardim, horta ou vaso precisa de um plus de nutrientes.

ADUBAÇÃO LAMINAR 

Um pouco mais complexa, a adubação laminar “imita”, segundo a Embrapa, processos da natureza, como a degradação de serrapilheira, superfície das matas composta por restos de folhas, galhos, frutos e demais resíduos orgânicos. Para prepara a versão caseira, você precisa dos seguintes ingredientes: 

. Resíduos orgânicos de alimentos in natura (crus), excluindo os cítricos, carnes e laticínios.

. Água (cerca de dois a três dedos a mais da quantidade de alimentos)

. Palha, folhas secas ou casca de pínus 

Junte os resíduos orgânicos e a água no liquidificador. Bata até formar uma mistura pastosa marrom-esverdeada. Com auxílio de uma colher, coloque uma pequena quantidade da pasta na beirada dos vasos e espalhe até formar uma lâmina uniforme em toda a superfície. Cubra com a palha, folhas secas ou casca de pínus e regue em seguida para ajudar a terra a absorver. 

Alimentos não permitidos em adubos naturais. Tudo (ou quase) de origem vegetal pode ser usado: casca, semente e miolo de frutas (exceto a das cítricas), frutas maduras demais ou quase estragando, talo de vegetais, resíduo de chá, borra de café. Se orgânico, melhor ainda! O que fica de fora: carne, laticínios, alimentos cozidos e temperados, cítricos e restos de cebola.