tecnologia

APP INFORMA NOME DE PLANTAS

O dowload é gratuito e você interage mais com a natureza


Gabriella Major | Dec 18, 2019

Viu uma flor ou um inseto estranho e quer saber o nome? O aplicativo Seek informa rapidamente. Lançado pela organização iNaturalist, fundada em 2008 por ambientalistas apaixonados pela natureza e entusiasmados em registrar suas descobertas, o app funciona a partir de uma tecnologia de reconhecimento de imagem. É só fotografar o ser vivo com a câmera do celular para você obter um universo de curiosidades sobre ele, instantaneamente. Daí o Seek ter ganho o apelido de “Shazam da Natureza”. 

O projeto foi uma iniciativa de um grupo de estudantes de mestrado da Universidade de Berkeley. No início, era apenas uma comunidade online com o intuito de compartilhar observações feitas por amantes da natureza, ecologistas e naturalistas. Mas, após 10 anos, surgiu a ideia de dividir o arquivo com mais de 150 mil espécies naturais catalogadas com outras pessoas, o que acabou abrindo a possibilidade de mais plantas, insetos e animais serem cadastrados. Para isso, foi treinada uma inteligência artificial capaz de reconhecer cada espécie e linká-la com o banco de dados, identificando a imagem fotografada em poucos segundos. Hoje, o algoritmo reconhece mais que 30 mil delas. 

Para que o Seek capte a imagem dos seres vivos fotografados, é preciso que você libere sua localização  – informação que o app se compromete manter em sigilo. O dowload é gratuito, mas apenas para o sistema iOS. Se você tiver essa oportunidade, aproveite para se familiarizar mais com os nomes das espécies existentes na natureza.