dia mundial do oceano

5 DOCUMENTÁRIOS PRA VOCÊ MERGULHAR FUNDO

Entenda a realidade atual do oceano: ele pede socorro e nós podemos ajudar!


Redação | Jun 08, 2021

Selecionamos cinco documentários que mostram o descaso, desrespeito e falta de amor com que o oceano vem sendo tratado nas últimas décadas, e os prejuízos acarretados aos seres que nele habitam e a nós mesmos. Só para ter uma ideia, os microplásticos e nanoplásticos, que resultam das toneladas de lixo acumuladas nas águas salgadas, já estão prejudicando os plânctons, fundamentais para a produção de oxigênio do planeta (54% do oxigênio é produzido no oceano; 34% nas florestas tropicais do mundo todo; 13% na Floresta Amazônica). Para quem come peixe, mais uma má notícia: os peixes se alimentam de plânctons e, por tabela, também são contaminados pelos resíduos de plástico. Existe ainda a crueldade diária da pesca ilegal. Como tornar novamente o oceano limpo e sustentável para todos? Os documentários listados a seguir sugerem alguns caminhos e ações que todos, de alguma forma, podem colaborar, morando perto ou longe do mar.

*Seaspiracy (Netflix)

O documentário ficou famoso mundialmente por retratar a realidade atual do oceano, prejudicado principalmente pelo lixo plástico e pela pesca ilegal que mata sua biodiversidade, diariamente.

*Professor polvo (Netflix)

A amizade entre o documentarista Craig Foster e um polvo mostra que homem e natureza podem viver em harmonia. Ele visualiza o animal em um dos seus mergulhos diários numa floresta de algas na costa da África do Sul e, então, passa a visitar sua toca e a observar seus hábitos por meses a fio. Craig e o polvo acabam estabelecendo um vínculo nunca visto entre um homem e um animal selvagem.

*Blackfish - Fúria Animal  (Youtube)

Conta a história da treinadora Dawn Brancheau que foi atacada por uma baleia orca no SeaWorld. O acidente deu início a uma investigação que despertou vários questionamentos sobre as condições de vida dos animais dentro do parque e a segurança dos treinadores ao dividirem o mesmo espaço.

* Em busca dos corais (Netflix)

O documentário traz à tona um problema diário no oceano: o desaparecimento dos recifes de coral em ritmo acelerado. Mergulhadores, cientistas e fotógrafos mostram os reais motivos da devastação.

* Mission Blue (Netflix)

Documentário sobre a jornada de 100 pessoas que buscam minimizar os impactos no oceano provocados pela pesca predatória e liberação de resíduos tóxicos nas águas.