DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS ANIMAIS

6 ENTIDADES QUE BATALHAM PELO FIM DA CRUELDADE ANIMAL

Algumas vão além de resgatar e cuidar de cães e gatos abandonados. Estimulam  escolhas alimentares que poupam a vida de todas as espécies


Redação | Dec 10, 2020

Celebrado na mesma data (10 de dezembro) do Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA), criado em 1988 a partir de uma campanha da ONG inglesa Uncaged, tem como objetivo lembrar que outras espécies têm o mesmo direito à vida, liberdade, proteção e ao respeito que o ser humano. É um convite para a sociedade refletir sobre seus hábitos de consumo, especialmente aqueles relacionados aos segmentos de vestuário, cosméticos e alimentação – principais responsáveis pela exploração animal. 

A principal finalidade da criação de espécies, em especial boi e frango, é o abate para consumo – atividade que, além do sofrimento animal, resulta em desmatamento de florestas para abertura de pastos e plantações de cereais transgênicos para a produção de ração. Os testes em animais realizados pela indústria de cosméticos, assim como a utilização do couro pela indústria da moda, também contribuem com danos ao meio ambiente (contaminam o solo, a água e o ar) e acarretam a extinção de diversas espécies. 

Uma série de ONGs e entidades sem fins lucrativos, que acreditam não existir justificativa para a violência contra os animais, batalham por mudanças necessárias para um mundo melhor e mais pacífico. Conheça algumas delas e saiba como participar de campanhas de não-violência animal ou ajudar como voluntário; como adotar cães e gatos resgatados da rua e como fazer doações. 

Mercy for Animals Brasil (SP). Se dedica a combater a crueldade contra animais explorados para o consumo e a promover a compaixão na adoção de políticas e escolhas alimentares.

Para ajudar a ONG, você pode doar um valor mensal ou único a partir de R$ 10 direto pelo site da instituição. Caso prefira, a doação também pode ser feita via transferência bancária. Mais informações: https://mercyforanimals.org.br e @mfa_brasil.

Instituto Luisa Mell (SP). Atua principalmente no resgate de animais feridos ou em situação de risco, recuperação e adoção. Mantém um abrigo com cerca de 300 animais, entre cães e gatos, todos resgatados das ruas, onde são protegidos, alimentados e aguardam pela chance de serem adotados de maneira responsável. Outros objetivos: defender os animais, proteger o meio ambiente, educar crianças e adultos sobre a importância de respeitarmos a natureza e os animais, fiscalizar as indústrias e os órgãos públicos no cumprimento da lei, denunciar crimes de maus-tratos.

Para ajudar o instituto, você pode ser um voluntário, adotar de maneira responsável um animalzinho, comprar produtos na loja do instituto (renda revertida ao projeto) ou doar qualquer valor utilizando o cartão de crédito ou via transferência para os bancos: Itaú, Bradesco e do Brasil. Mais informações: http://ilm.org.br e @institutoluisamell

Ampara Animal (SP). Empenhada na conscientização sobre a não-violência animal, realiza campanhas e projetos educativos para os públicos adulto e infantil. Utiliza uma Unidade Móvel de Atendimento Veterinário para mutirões de castração em comunidades carentes e viabiliza atendimentos em clínicas conveniadas. E, em parceria com redes de pet shops, shoppings e a partir da divulgação em suas redes sociais e mídia apoiadora, organiza campanhas de adoção. 

Para ajudar a ONG, você pode oferecer um lar provisório para um animalzinho, apadrinhar um animal, adotar um animal ou doar via depósito bancário para os seguintes bancos: itau, brasil ou bradesco ou pelo PicPay. Mais informaçoes: https://amparanimal.org.br e @amparaanimal.

Cão Sem Dono (SP). Nasceu do sonho do atual presidente de tirar o maior número possível de animais abandonados das ruas, proporcionar tratamento adequado e integrá-los a famílias que possam oferecer amor, carinho e uma vida digna. Atualmente, a ONG mantém dois abrigos (sede em Itapecerica da Serra/SP), com 450 animais que recebem atendimento veterinário e são cuidados por funcionários e voluntários.

Para ajudar a ONG, você pode doar ração, cobertores, medicamentos, material de limpeza e de procedimento. Fazer uma doação em dinheiro por meio de transferência ou depósito bancário para os seguintes bancos: Itaú e Bradesco, ou via PagSeguro. Mais informações: http://www.caosemdono.com.br e @caosemdono.oficial.

Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa/RJ).  Com mais de 70 anos de existência, a Suipa é caracterizada como entidade particular sem fins lucrativos. Mantém um abrigo, com um programa permanente de adoção, e assistência veterinária em sua sede com preços populares para que todas as pessoas possam cuidar de seus animais de estimação. A receita arrecadada com o atendimento veterinário é direcionada para as diversas despesas da entidade. 

Para ajudar a ONG, você pode optar por depósito ou transferência para os seguintes bancos: itaú, brasil ou bradesco. Mais informações: https://www.suipa.org.br  e @suipa.

Indefesos - Associação de Proteção Animal (RJ). Atua no resgate de animais abandonados de toda a cidade do Rio de Janeiro e promove feiras de adoção de cachorros e gatos por lares responsáveis.

Para ajudar a ONG, você pode adotar ou apadrinhar um animalzinho, doar produtos, como ração e/ou doar uma quantia via boleto bancário ou cartão de crédito. Mais informações:  https://www.osindefesos.com.br e @osindefesos.