SUSTENTABILIDADE

6 ATITUDES SUSTENTÁVEIS NO TRABALHO

INCENTIVE MUDANÇAS SIMPLES QUE PODEM AJUDAR A SALVAR O PLANETA.


Helen Almeida | Apr 25, 2019

Em casa, você economiza água, não deixa as luzes acesas em cômodos vazios e evita desperdiçar comida ou fazer compras desnecessárias. Muita gente também divide o carro com caronas ou usa app de transporte compartilhado e, quando possível, vai de bike para o trabalho. Enfim, os hábitos sustentáveis já são realidade em diferentes setores da vida de quem se preocupada em impactar menos o planeta. 

E no trabalho, será que dá tempo das pessoas pensarem em atitudes ecológicas? Sim! Nós separamos seis atitudes  para você praticar no escritório e colaborar ainda mais com o meio ambiente local e global. São pequenas mudanças que, realizadas de maneira coletiva, podem fazer muito pelo futuro de todos nós.

1.CHEGA DE COPINHO PLÁSTICO, NÉ!?

Vamos combinar que passou da hora de cada um de nós  ter sua própria xícara de vidro ou de outro material sustentável para o cafezinho. O mesmo vale para o copo de água. Aqueles de plástico demoram até 100 anos para se decompor na natureza e, por isso, o uso precisa ser extinto nas empresas. Ok, o caminho ainda é longo, mas não desista e dê o exemplo aos seus colegas. Evite ainda canudos e embalagens de plástico. Quanto menos lixo não-biodegradável melhor.

2.PRECISA MESMO IMPRIMIR?

Faça isso em última alternativa. Em vez de gastar papel, você pode enviar comunicados e relatórios por email e armazenar projetos e contratos em arquivos de uso coletivo na rede. O documento impresso perdeu a função? Não descarte  guarde as folhas para usar como rascunho. 

3.COLETA SELETIVA PARA ONTEM, HEIN!

Muitas empresas já adotaram lixeiras com divisórias, mas, infelizmente, elas nem sempre são usadas corretamente. De novo você pode dar o exemplo: separe corretamente o seu lixo e incentive seus colegas a fazerem o mesmo. Se a sua empresa ainda não tem coleta seletiva, tome a iniciativa de entrar em contato com a área responsável e dê a sugestão. 

4.FAÇA COMO SUA MÃE, APAGUE AS LUZES.

Desde pequeno você aprende com seus pais que deve apagar a luz ao sair do quarto ou de outro cômodo que vai ficar vazio. Esse hábito deve ser adotado também no escritório. E não só em relação à luz. O ar condicionado não precisa ficar ligado na sala vazia e, quando você sair para o almoço, deixe o computador em stand by, função que consome menos energia, mas ainda consome — ou seja, nunca esqueça de desligar a máquina no fim do expediente. Você perde só alguns segundos com essa atitude eco-eco-friendly e o planeta ganha muito. 

5.USE MAIS OS RECURSOS TECNOLÓGICOS

Por que não fazer as reuniões mais rápidas de trabalho por vídeo conferência em vez de presenciais? Você evita o estresse no trânsito e a emissão de gás carbônico, além de economizar dinheiro e resguardar o meio ambiente.

6.DESPERDIÇAR ÁGUA EM PLENO 2019?

Infelizmente, o brasileiro ainda consome em média 154 litros de água por dia — 44 litros a mais do que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera necessário para uma pessoa. Por isso economize água em casa e fora dela. Como fazer isso no trabalho: cuide para que a torneira da pia do banheiro fique fechada enquanto você escova os dentes. Exercite o consumo consciente também na hora de lavar as mãos, acionar a descarga e usar a pia da cozinha. Viu, não é tão difícil ter atitudes sustentáveis no escritório — e sua agenda profissional pode ficar até mais viável.