trânsito sustentável

5 ESTRATÉGIAS PARA UM TRÂNSITO MAIS SUSTENTÁVEL

Você ajuda a poluir menos e ainda se exercita


Michele Alves | Mar 16, 2020

Você recicla o lixo, compra verduras orgânicas direto do produtor e evita embalagens plásticas. Mas ainda usa o carro para tudo? Está aí mais um hábito que precisa ser mudado urgente em prol do planeta e da sua saúde. Um dia a menos que você tira o carro da garagem já ajuda a diminuir a emissão de dióxido de carbono (CO2) e de outros gases de efeito estufa. O trânsito nas grandes cidades é responsável por 72,6% dessas substâncias que intensificam o aquecimento global, segundo dados do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). 

Nossa saúde também fica prejudicada. Respirar um ar com excesso de poluentes traz uma série de prejuízos às vias respiratórias. Por isso não dá mais para ignorar o assunto. Adote o rodízio de carona, use a bike sempre que possível, pise mais leve no acelerador. Entenda porque essas e outras medidas simples funcionam para tornar seu deslocamento no dia a dia menos prejudicial ao meio ambiente e, portanto, mais sustentável.  

Pise leve no acelerador

Quanto maior a pressão do pé no acelerador, mais o carro queima combustível e emite poluentes. O “pé de chumbo” também aumenta o gasto de gasolina e o desgaste do motor. Então pise mais levemente no pedal. Talvez você chegue até antes ao seu destino.  

Evite o ar condicionado

Para suportar o calor e se proteger da falta de segurança nas ruas, os motoristas circulam de vidros fechados e o com o ar condicionado o tempo todo ligado. O uso contínuo do aparelho aumenta entre 10 e 20% o consumo de combustível, agravando o impacto ambiental. Se possível, deixe para usar o carro nos horários em que a temperatura fica mais amena, geralmente de manhã cedo e à noite. Melhor ainda: no verão, use a bike ou aproveite para caminhar até o trabalho, e tire o carro da garagem apenas no inverno. 

Participe de um esquema de carona

Geralmente, os carros circulam nas ruas apenas com o motorista e os outros lugares vagos. Essa individualidade agrava o trânsito e a poluição. O rodízio de carona é uma solução. Existem aplicativos em que você tanto pode oferecer como pegar carona com mais pessoas. É uma forma de poluir menos, economizar mais e ainda ter uma atitude solidária. 

Adote o transporte público

Estipule dois dias da semana para usar o transporte público. Dependendo do trajeto, você pode ir para o trabalho de metrô, trem ou ônibus. A terceira opção de transporte também polui o ar, mas transporta 90 passageiros ao mesmo tempo – bem mais que um carro de passeio ou uma van. O ônibus ainda tem a vantagem, em relação ao carro, de circular em faixas exclusivas, o que torna a viagem bem mais rápida. 

Vá de bike

Se sua cidade tem uma boa estrutura de ciclovia e ciclofaixa, vá para o trabalho de bicicleta. Além de poluição zero, você aproveita o trajeto para se exercitar. Quem não tem uma magrela pode usar uma do Sistema de Aluguel Compartilhado. Nas cidades em que o serviço é oferecido, sempre tem uma estação de bicicleta próxima a uma estação de metrô e trem. Os bancos Itaú e Bradesco também disponibilizam bicicletas em estações espalhadas nas capitais, como São Paulo e Rio. Você pode  usar a bicicleta por 1 hora e, se ultrapassar esse tempo, passa a pagar (via aplicativo) uma taxa de R$5 a cada meia hora. Para se cadastrar é só entrar pelo site do Ciclo Sampa ou Bike Sampa ou baixar o app para IOS ou Android. Você mora perto do trabalho? Ir caminhando também é uma solução a favor do planeta e da sua saúde.