TÁ NO NETFLIX

5 DOCUMENTÁRIOS OBRIGATÓRIOS PARA ASSISTIR E REFLETIR.

APROVEITE AO FERIADO PARA ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE O IMPACTO DO CONSUMO NA NOSSA SAÚDE E NO MEIO AMBIENTE.


Helen Almeida | Oct 11, 2018

Todos temos aqueles dias em que queremos assistir algo na Netflix mas não sabemos exatamente o quê, não é mesmo? São tantas as opções de filmes, séries, animações etc, que em meio a essa infinidade de possibilidades, muitas vezes os documentários passam desapercebidos. Mas, como manter-se informado é sempre importante, selecionamos 5 documentários disponíveis na plataforma que abrem importantes discussões sobre nossa relação como o que comemos, com nossa saúde, a sociedade, os animais e o planeta.

Cowspiracy – O Segredo da Sustentabilidade

O filme, dirigido por Kip Anderson e Keegan Kuhn, tem o objetivo de expor os segredos que a pecuária esconde a tanto tempo, como o fato de ser, segundo o documentário, a grande responsável pelo alto índice de desmatamento, redução da disponibilidade da água limpa do planeta, entre outros pontos alarmantes. Cowspiracy também coloca luz sobre conhecidas organizações ambientais como o Greenpeace e questiona as razões pelas quais não se posicionam sobre o assunto. Outro aspecto tratado é como a opção individual de consumir carne contribui para todo esse processo.

O filme é considerado polêmico desde o lançamento e divide opiniões, sendo alvo de elogios e críticas expressivas. Entretanto, é uma produção que leva ao espectador um olhar pouco divulgado a respeito da pecuária e suas consequências para o planeta.



Blackfish

O documentário de 2013 parte da história da orca Tilikum, que era usada em apresentações no parque SeaWorld de Orlando e, em 2010, matou sua treinadora Dawn Brancheau. A ideia é analisar as condições nas quais vivem os animais confinados em cativeiros para participar de shows para o público.

Além de verificar que acidentes como o que envolveu Tilikum não são tão raros como se pode imaginar, o filme de Gabriela Cowperthwaite levanta a discussão sobre a necessidade de manter animais em cativeiro e sua utilização em parques como o SeaWorld.

Alguns anos depois do lançamento do documentário e de sua enorme repercussão, o SeaWorld anunciou o fim dos shows usando orcas em alguns de seus complexos.

Food Choices

Um documentário que, durante 1 hora e meia, conversa com especialistas e tenta mostrar ao espectador o quanto as suas escolhas alimentares influenciam o meio ambiente e também a sua própria saúde.

Food Choices é dirigido por Michal Siewierski e mostra o quanto a desinformação sobre os alimentos que consumimos pode ser nociva. O filme defende que uma alimentação vegana questiona a alimentação imposta pela indústria que tem por base os derivados animais. Além disso, o documentário mostra a possibilidade de uma vida saudável baseada em uma dieta a base de plantas.

Oceanos de Plástico

A produção que levou quatro anos para ser filmada e passou por 20 regiões diferentes do planeta, tem o objetivo de mostrar ao espectador o quão grave e urgente é a questão da poluição ambiental, em especial dos oceanos, causada pelo plástico. Ao longo do filme, é possível observar as causas dessa poluição, as assustadoras consequências dela e quais são as possíveis soluções para o problema.

Oceano de Plástico pode causar um grande incômodo, pois em diversos momentos mostra aves, peixes e outros animais já mortos sendo abertos para verificação de quanto plástico ingeriram. É realmente chocante observar o quanto o lixo humano prejudica não apenas a sua própria espécie, mas também todo o nosso meio.

As 8 milhões de toneladas de plástico jogados nos oceanos por ano não desaparecem magicamente, são extremamente prejudiciais, e o documentário dirigido por Craig Leeson faz com que o espectador passe a se atentar a quantidade de plástico presente em seu cotidiano.

What The Health

Assim como Cowspiracy, citado acima, What The Health foi dirigido por Kip Anderson e Keegan Kuhn. A dupla agora não trata especificamente da pecuária e suas consequências para o meio ambiente, mas sim da alimentação baseada no consumo de carne e derivados de animais e sua relação com doenças graves que acometem a população mundial, como o câncer.  

O documentário compara a dieta baseada no consumo de carnes e produtos ultra processados com a dieta vegana e a relação entre ambas e a saúde humana. Além disso, busca mostrar qual é o papel da indústria da carne e dos laticínios por trás do excesso de consumo desses alimentos na dieta ocidental.

Como Cowspiracy, esse também um filme que levantou polêmica, mas que também vale a pena ser assistido, já que leva o espectador a observar o que está consumindo e como é possível melhorar a própria saúde melhorando apenas a alimentação.

Essas são nossas indicações, entre as tantas opções disponíveis. Mas vale lembrar que a Netflix atualiza periodicamente o seu catálogo. Então, se algum desses títulos te interessou, não perca tempo e corra para assistir!