INSETICIDAS CASEIROS

ELIMINE AS PRAGAS DA SUA HORTA COM INSETICIDAS NATURAIS

RECEITAS CASEIRAS PARA COMBATER CADA TIPO DE PRAGA


Janayna Albino | Dec 05, 2018

Existe coisa mais frustrante do que ver sua horta cultivada com tanto carinho sendo atacada por pragas? Mas não se assuste, pois existem algumas receitas de inseticidas naturais fáceis de fazer em casa que irão eliminar esses bichinhos das suas plantas. Acredite, após alguns cuidados, elas voltarão a ser saudáveis de novo. 

Antes de falarmos sobre as receitas, é importante saber identificar cada tipo de praga para não corremos o risco de eliminar também centopéias e joaninhas, aliados importantes para saúde da horta.

As pragas mais comuns são as lesmas e os caracóis. De hábito noturno, costumam aparecer em solos úmidos e devoram as folhas, caules e flores das hortaliças.

Pulgões e cochonilhas, conhecidas como pragas sugadoras, também são muito comuns em hortas e jardins. Podemos perceber sua existência quando as folhas estão enrugadas e com casquinhas pretas. Isso acontece porque as pragas sugam os nutrientes das plantas, liberando uma cera que facilita o ataque de fungos.

Como eliminar as pragas do seu jardim? 

Todos esses bichinhos podem ser eliminados com o uso de inseticidas naturais fáceis de preparar em casa.  Além de não poluírem o meio ambiente, não são nocivos aos seres humanos, possibilitando que as hortaliças possam ser consumidas com segurança após o tratamento da horta.

Para combater pulgões:

COENTRO

Ingredientes: 10 folhas inteiras de coentro + 1 l de água.

Como fazer: Cozinhe as folhas e a água por dez minutos. Espere esfriar, coe e pulverize a solução sobre as plantas doentes.

Para combater cochonilhas, percevejos e ácaros:

SABÃO EM BARRA

Ingredientes: 5 l de água + 3 kg de sabão de coco picado + 2 l de óleo mineral.

Como fazer: Leve os ingredientes ao fogo até que o sabão esteja completamente dissolvido. Misture com óleo mineral na proporção de 1,5 l de calda de sabão para cada 2 l de óleo. Pulverize suas plantas até que a infestação acabe.

Para combater fungos:

CAMOMILA

Ingredientes: 50 g de flores  de camomila + 1 l de água.

Como fazer: Misture tudo e deixe a solução em repouso durante três dias, misturando-a algumas vezes ao dia. Coe e pulverize-a sobre a planta doente.

Para eliminar lesmas e caracóis:

ARMADILHAS

Uma das armadilhas mais conhecidas para eliminar lesmas e caracóis é o uso de copinhos descartáveis com cerveja. Podemos usar aquele copinho de café mesmo.

Como fazer: Coloque os copos no mesmo nível da terra do jardim e espere que as lesmas e os caracóis caiam lá dentro e se afoguem. No dia seguinte, retire os copinhos com as lesmas afogadas em cerveja e joque-as no lixo.

É importante lembrar que a melhor maneira de prevenir o ataque de pragas na sua horta ou jardim é garantir que a adubação esteja sempre em dia. As plantas são como nós. Quantos mais saudáveis e nutridas, menos chance têm de serem agredidas por esses seres indesejáveis.

Janayna Albino é Paisagista da Jardinería @jardineriapaisagismo