O cuidar é uma característica do feminino. As mulheres cuidam dos filhos, do marido, dos pais, da casa e da vida profissional, deixando seu próprio autocuidado em segundo plano. No dia a dia, elas realizam os cuidados básicos de higiene (tomar banho, escovar os dentes); mantém o cabelo penteado e fazem uma make rápida para manter a boa aparência. Mas o autocuidado vai muito além da atenção com a saúde do físico; e não tem nada a ver com malhação e uma beleza construída a partir de tratamentos estéticos, ao contrário. “Seguir padrões rígidos de beleza tem a ver com vaidade exagerada, o que distancia a mulher do autoconhecimento e, consequentemente, da responsabilidade pelo próprio cuidado”, afirma a psicanalista, e autora e educadora Christiane Ganzo, fundadora do Bororó Educação, escola de gestão das emoções, e co-criadora do Método Curação®.
Sem autoconhecimento, não existe autocuidado
Fazer exercício e seguir uma alimentação saudável são hábitos para uma vida saudável, assim como cuidar da pele e dos cabelos faz bem para a autoestima. Porém, é importante também que a mulher busque momentos de relaxamento, durma bem, leia bons livros, ouça boas músicas e cultive bons relacionamentos, nutrindo o corpo e a alma. Christiane acrescenta outros caminhos, entre eles yoga e meditação, para o autoconhecimento. “São práticas que estimulam a contemplação, a auto-observação de nós próprias e dos nossos pensamentos, da nossa fala e de nossas ações. Uma pessoa que não consegue identificar se tem fome ou frio, está triste ou ansiosa, indecisa ou com medo, não sabe por onde começar a cuidar de si própria. Ou seja, a base do autocuidado é o autoconhecimento”.
A cura emocional pela ação
Em palestras sobre autoconhecimento e autocuidado, presenciais e no Youtube, a psicanalista costuma recomendar ferramentas (conceitos), reunidos no Método Curação (a cura pela ação), para a saúde das emoções. O objetivo é possibilitar que cada um assuma a responsabilidade pelo próprio cuidado. “Acompanhar os mapas do Método é uma forma de aprimorar as emoções de maneira contínua. Um exercício que permite a cada pessoa responder a si própria ‘quem sou eu diante dos fatos’ e, a partir disso, assumir a responsabilidade dos cuidados com a própria vida, com ações cada vez mais curativas”. O verdadeiro autocuidado, na visão da psicanalista, promove a autonomia e a felicidade possível a cada momento.
Método Curação®
Os mapas do Método, apresentados abaixo, têm uma estrutura para desenvolvimento ao autoconhecimento do que está dentro do espaço de responsabilidade e o que é incontrolável. Isso é feito com dinâmica do funcionamento emocional a partir de cinco verbos e perguntas a fim de que cada pessoa investigue as emoções e pensamentos. A dinâmica apresenta ainda as vibes de padrões adoecidos e oferece sugestões de como trilhar um caminho de saúde. Siga os mapas para ter uma ideia de como funciona na prática.
Fonte: Mapa de Curaçao Bororó Educação
Fonte: Mapa de Curaçao Bororó Educação