VEGANISMO E PERFORMANCE

"EQUILÍBRIO E DISCIPLINA (SEM RIGIDEZ) SÃO ESSENCIAIS NESSAS E OUTRAS ÁREAS DA VIDA"  

MICHELLE JEPAN*


A visão de performance se assemelha a de produtividade e disciplina, mas, algumas vezes, pode se tornar sinônimo de excesso, extremo e inflexibilidade. E tudo que é inflexível e rígido demais acaba se rompendo, assim como uma corda esticada além do que sua resistência pode suportar.

Quando bem trabalhados e equilibrados, esses mesmos pontos simbolizam autorresponsabilidade e liberdade de ação. Então, veja como fazer o seu melhor e ser o melhor dentro da sua realidade, capacidade e vontade. Respeite seus limites e, dentro deles, crie a realidade que deseja estar inserida/o/e.

Pergunte a si mesma/o/e: “O que desejo alcançar, conquistar e fazer? O que cabe a mim fazer hoje para estar um passo à frente de onde desejo estar?” São reflexões que utilizo com meus pacientes para evitar comparações, excessos e paralização e, sim, uma ação respeitosa.

O mesmo processo pode ser utilizado em relação ao veganismo. Com o olhar para o todo e o futuro, você age no seu agora. Unir seus valores, limites e vontades, faz com que você tenha uma ação compassiva e disciplina frente suas escolhas.

Já performance significa você buscar o melhor dentro do seu limite, em qualquer âmbito de sua vida. Lembrando:

1. Qualquer esforço precisa de descanso.

2. Qualquer futuro precisa do presente.

3. Qualquer planejamento precisa de respeito.

 

 

*MICHELLE JEPAN é formada em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Psicologia Hospitalar, especializada em Gestalt Terapia e capacitada em Mindfulness e Mindful Eating. Sócia-fundadora da Plant Co. – empresa/clínica multidisciplinar – tem como objetivo ajudar as pessoas a alcançarem uma forma de viver mais leve e com qualidade.