Todos os dias as mulheres deveriam reservar um tempinho para se cuidarem. Mas a gente sabe que não é bem assim: a maioria delas trabalha fora e dentro de casa, vai ao supermercado, cuida dos filhos ou estuda (ou as duas coisas) e acaba o dia esgotada. Então, aproveitando que este ano o Dia Mulher cai no domingo (08/03), sugerimos várias receitinhas caseiras para um fim de semana de beauté. Escolha um canto tranquilo da casa, coloque uma música relaxante, borrife aroma de lavanda no ambiente e inicie o ritual de autocuidados: massageie o corpo e rosto com ingredientes naturais. Vista uma roupa confortável e sente confortalvelmente para meditar por alguns minutos ou ler um bom livro (aproveite a indicação de romances no fim do texto).
Automassagem
Massageie os pés e as mãos. São duas partes trabalhadas na reflexologia por serem consideradas o “mapa” do corpo. Apalpar pontos na sola do pés e na palma das mãos estimula o cérebro e organismo, melhorando o sistema imunológico e recuperando os desequilíbrios. Faça também manobras de deslizamento e amassamento com ajuda de óleos essenciais de gerânio, lavanda, bergamota ou menta. São ótimos para relaxar e combater estresse e ansiedade.
Pés relaxados
Após a automassagem, faça um escalda-pés. Coloque bolinhas de gude (se você tiver em casa) em uma bacia e complete com água morna. Pise e role as solas dos pés nas bolinhas para estimular os pontos reflexos.
Cabelo e corpo hidratados
Aplique óleo vegetal (de coco ou amêndoa) no cabelo e faça uma massagem no couro cabeludo, com movimentos circulares. Use o mesmo óleo no corpo e deixe hidratar a pele enquanto você realiza os outros tratamentos de autocuidados. Finalize com um banho e passe um hidratante corporal.
5 MÁSCARAS FACIAIS PARA RENOVAR A PELE
Receitas com ingredientes naturais, facilmente encontrados na sua cozinha. Escolha a receita de acordo com seu tipo de pele e aplique antes ou depois do banho.
Aveia e mel
O mel apresenta propriedades hidratantes, ótimas para combater o ressecamento. A aveia contêm substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a remover as células mortas e a regenerar a pele.
Ingredientes
pele seca (hidratante)
1 col. (sopa) de mel
1 col. (sobremesa) de aveia flocos finos
1 col. (sopa) de azeite
pele oleosa (adstringente)
1 col. (sopa) de mel
1 col. (sobremesa) de aveia em flocos finos
1 col. (sobremesa) de borra de café
Modo de fazer: misture muito bem os ingredientes em uma tigela.
Como aplicar: espalhe a máscara em todo o rosto, pescoço e colo. Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água corrente, massageando o rosto levemente com movimentos circulares (ativa a circulação, desintoxica e revitaliza a pele). Para contrair os poros depois da máscara, aplique um chá de hibisco concentrado e gelado, com auxílio de algodão ou rodela de crochê.
Babosa (ou aloe vera)
Super valorizada e usada nos tratamentos de beleza, a babosa (ou aloe vera) tem efeitos adstrigente, hidratante, regenerador, renovador, rejuvenescedor e antibacteriano.
Ingredientes
pele seca (hidratante)
1 colher (sopa) de babosa (ou aloe vera)
1 colher (sopa) de óleo de coco
pele oleosa (adstringente)
1 colher (sopa) de babosa (ou aloe vera)
1 colher (sobremesa) de mel
1 colher (café) de canela
peles seca e oleosa (rejuvenecedora)
Ingredientes
1 colher (sopa) de babosa (ou aloe vera)
Suco de 1 pepino
3 gotas de óleo de vitamina E
Modo de fazer: corte a folha de babosa (ou aloe vera) ao meio para retirar o gel transparente de dentro dela. Coloque o gel em um recipiente limpo e adicione os demais ingredientes. Misture bem.
Como aplicar: espalhe sobre a pele do rosto e do pescoço previamente higienizados. Deixe agir por 30 minutos, no mínimo. Remova com água morna.
Bochecho com óleo vegetal
Experimente bochechar óleo de coco. São recomendados 15 minutos agitando o produto na boca. Parece estranho, mas é tranquilo (nós testamos). Com efeito bactericida comprovado, o óleo de coco também traz benefícios para os dentes e, especialmente, as gengivas.
Se preferir, use azeite de oliva ou óleos de semente de girassol e gergelim. O bochecho com óleos vegetais se trata de uma técnica milenar indiana, conhecida como oil pulling (extração de óleo, em tradução literal do inglês), para eliminar bactérias e toxinas armazenadas na boca e na garganta de forma 100% natural. Os lábios também ficam hidratados.
Como fazer: bocheche de uma a duas colheres de sopa de óleo de coco puro (ou outro óleo vegetal). É importante que o produto passe entre os dentes, gengivas, língua e garganta. Cuspa depois de 15 minutos e escove os dentes normalmente. O óleo se transforma em um líquido fino e esbranquiçado, resultado da combinação da gordura do óleo com a saliva e as toxinas liberadas.
O ritual pode ser incluído no seu dia a dia, em qualquer horário. Porém, fazer o bochecho pela manhã, antes mesmo de escovar os dentes, aumenta a chance de você transformá-lo em um hábito. Importante: o bochecho com óleo vegetal não exclui a necessidade de escovação e uso de fio dental.
5 benefícios do oil pulling
Reduz as placas bacterianas e micro-organismo presentes na boca.
Fortalece dentes e gengivas.
Auxilia na prevenção do mau hálito e sangramentos nas gengivas.
Elimina bactérias e toxinas acumuladas na boca.
Ajuda a clarear os dentes (quando feito com frequência).
4 livros que você vai amar
Romances sugeridos nas redes sociais. Eles retratam com delicadeza a força das mulheres na luta contra o preconceito e igualdade de gênero.
A Linguagem das Flores, Vanessa Diffenbaugh (editora Arqueiro)
Victoria Jones sempre foi uma menina solitária e de personalidade difícil. Orfã, passou a vida em orfanatos, até ser adotada por Elizabeth, que lhe ensinou tudo sobre as flores e suas mensagens secretas. Quando uma florista local oferece um emprego, Victoria finalmente descobre seu talento, mas o encontro com um homem misterioso traz todos os fantasmas de sua infância para assombrá-la.
A Elegância do Ouriço, Muriel Barbery (editora Companhia das Letras)
Muriel Barbery fez deste romance uma obra literária de sucesso em 2006, na França, vendendo mais de 850 mil exemplares. A história se passa em um prédio na Rue de Grenelle, Paris. Um endereço chique, tradicional e refinado. Para entrar de cabeça nesta obra e conhecer todos seus personagens, cheio de manias e segredos, é preciso infiltrar duas agentes. Justamente, o que Muriel faz em A Elegância do Ouriço.
A Assinatura de Todas as Coisas, Elizabeth Gilbert (editora Alfaguara)
Alma Whittaker é uma mulher à frente de seu tempo, nascida na virada dos anos 1800, nos Estados Unidos. Curiosa desde criança e instruída com rigor pela sua mãe, se dedica ao estudo das ciências naturais, assim como seu pai. Mas, algo falta em sua vida. Desiludida no amor, reservada e solitária, Alma conhece um jovem sonhador, e um ótimo desenhista de orquídeas que, assim como ela, é fascinado pelo mundo ao seu redor. Esse é o início de uma trágica relação, que a levará a descobrir coisas que não sabia sobre ele, e sobre a sua própria natureza.
Americanah, Chimamanda Ngozi Adichie (editora Companhia das Letras)
Sobre racismo, empoderamento e luta de uma mulher africana. Uma história de amor implacável dos anos 1990.