COVID-19

TODO MUNDO DE MÁSCARA

Aprenda a fazer a sua ou compre pronta. O importante é usar


Eliane Contreras | Apr 16, 2020

Você tem usado máscara de proteção sempre que precisa ir ao supermercado ou realizar alguma outra tarefa inadiável fora de casa? O item de proteção desapareceu das prateleiras das farmácias, tamanha a demanda, mas você pode fazer a sua (mostramos o passo a passo no vídeo). A versão caseira não barra totalmente o vírus, porém, pode ser parcialmente protetora. E, hoje, qualquer proteção é essencial.

Mesmo as máscaras caseiras, quando usadas por todos, são uma medida de segurança para diminuir o risco de as pessoas assintomáticas disseminarem o vírus e quem está saudável de contrair. “Algumas máscaras de algodão grosso com camada simples, que são baratas e podem ser facilmente esterilizadas com fervura, podem ter eficiência de 60%”, descreveu o professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP, ao Jornal da USP.  “Produtos com esse nível de eficiência podem ser bons para quem sai à rua ou vai fazer compras e teria a possibilidade de ficar exposto momentaneamente ao vírus”.

Mas todos poderão se beneficiar de proteção maior, em breve. Junto com outros pesquisadores da universidade, o professor é responsável pelo projeto Respire!, que vem testando em ritmo acelerado materiais mais adequados, com eficiência de até 97% na retenção do vírus, para a produção de máscaras que poderão ser usadas tanto pelos profissionais de saúde quanto a população em geral. Mas, até lá, faça sua máscara com camada dupla de tecido de algodão, além de incluir um bloqueio extra de papel-toalha (veja no vídeo).

Se você não tem a mínima habilidade com costura, envie o passo a passo para alguém da família que possa executar a máscara. Outra possibilidade é comprar a versão caseira de uma pessoa ou empresa que faz para vender. Aliás, com a pandemia, surgiram muitos movimentos incríveis, cada um de uma forma, mas todos com o mesmo objetivo: garantir que toda a população use máscara e, assim, todos juntos, possam ajudar a deter o surto.

PARA QUEM QUER COMPRAR

Milena Satyro, CEO da UNICA* Smart Clothes

Costurando Um Futuro Melhor. Criado pela agência de design de roupas UNICA* Smart Clothes, inicialmente para manter o emprego dos funcionários em meio a crise e oferecer um produto de proteção essencial aos profissionais da saúde, o movimento ganhou parceiros e apoiadores garantindo renda para mais de 200 costureiras. “A produção começou com máscaras descartáveis com tripla proteção, direcionadas para os profissionais da saúde. Agora incluímos mais um produto na linha de produção: máscaras laváveis de algodão, com dupla camada, para a população em geral”, explica Milena Satyro, CEO da UNICA*. As estampas dos tecidos não são aleatórias. “Escolhemos temas que têm a ver com o momento, mas que passem leveza e positividade”. As máscaras estão à venda através do email atendimento@unica.ag e, a partir de amanhã (17/04), na loja virtual do Costurando Um Futuro Melhor.

PARA QUEM QUER DOAR

Movimento Plano de Pano (@planodepano). Foi criado para arrecadar doações destinadas à confecção de máscaras caseiras para a rede de apoio Gerando Falcões. O objetivo é entregar milhares de unidades para os moradores de favelas, em diferentes regiões do Brasil, o que tem gerado renda para mais de 30 costureiras e outros trabalhadores autônomos. Para quem puder (e quiser) doar: Banco 260 – NU Pagamentos S.A, agência 01, conta 41508404-2, Plano de Pano, CPF 253.827.268-84.