sorria

SORRIA. VOCÊ VAI SE SENTIR BEM MELHOR

O sorriso ameniza o estresse e reforça a imunidade


Eliane Contreras | Mar 31, 2020

Você já deve ter recebido mensagens dizendo que agora não é hora de sorrir. Nós vamos dizer o contrário: sorria. E não se sinta mal por isso. A ciência mostrou que um simples sorriso eleva o humor, diminui o estresse, estimula o sistema imunológico (importantíssimo neste momento) e, provavelmente, prolonga a vida. 

A tristeza e a depressão têm relação com níveis reduzidos de serotonina e dopamina e, por isso, não é tão surpreendente que a felicidade apresente efeito contrário: estimula a produção dos hormônios do bem-estar. Em entrevista à revista digital Better, a neurologista Isha Gupta, do IGE Brain and Spine, explicou: “A dopamina aumenta nossos sentimentos de felicidade; e a serotonina está associada ao estresse reduzido. Níveis baixos de serotonina estão relacionados a comportamentos depressivos e de agressão; e os níveis baixos de dopamina com depressão”.

Sorria mesmo em tempos de coronavírus e de isolamento social. É uma ferramenta para você estimular reações químicas no cérebro que fazem com que os hormônios do bem-estar sejam liberados. 

Existe mais motivos para você sorrir. Especialistas em psiconeuroimunologia (estudo das interações entre comportamento e dos sistemas nervoso, endócrino e imunológico) afirmam que a depressão enfraquece o sistema imunológico e a felicidade reforça a resistência do nosso corpo. A nutricionista Laís Murta, de São Paulo, acrescenta: “Sorrir aumenta a sensação de saciedade. O cérebro acredita que estamos felizes e, então, deixamos de comer por tristeza ou ansiedade.” Em outras palavras: no lugar de devorar um pacote de biscoito recheado, você vai fazer escolhas mais saudáveis para seu corpo e sua mente.

Sorria mesmo sem motivo

Um sorriso forçado também traz benefícios. Pesquisadores da Universidade do Kansas publicaram descobertas de que enganar o cérebro com um simples sorriso é suficiente para reduzir a resposta do corpo ao estresse e diminuir a frequência cardíaca em situações de tensão. Um outro estudo ligou o sorriso à pressão arterial mais baixa, enquanto outro sugere que sorrir aumenta a longevidade.

Estudos à parte, muita gente já utiliza a tática do sorriso para deixar o dia mais leve. E garantem: é contagioso, assim como bocejar. Segundo especialistas, isso acontece porque temos neurônios-espelho que nos permitem copiar comportamentos de empatia. Se pensarmos de uma maneira menos mecânica, as pessoas retribuem o sorriso como forma de agradecimento por terem sido tratadas com atenção e carinho. E isso é bom demais.

O relacionamento em família e no trabalho (presencial ou remoto) também fica melhor. “Um sorriso é capaz de despertar o melhor das outras pessoas, mesmo em tempos difíceis como este que estamos vivendo”, diz o psicólogo Augusto Jimenez, da Minds Idiomas. Segundo o psicólogo, sorrir é uma expressão facial que faz com que os músculos do corpo todo relaxem diminuindo dores e tensões.

Sorria na frente do espelho

O sorriso é tão potente que pode contagiar a nós mesmos. Faça o teste: vá para frente do espelho e sorria. O exercício vai estimular os tais neurônios-espelho e ajudar você se acalmar e se re-centralizar nos momentos de ansiedade e tristeza. A sensação de felicidade vai surgir, mesmo que por alguns segundos. Mas os efeitos positivos vão ficar registrados no seu corpo e na sua mente, diminuindo o risco da ansiedade ou depressão ganharem a cena, prejudicando suas decisões no trabalho e o relacionamento em família ou mesmo a convivência de você com você mesmo. Então sorria sem constrangimento, mesmo na quarentena.