COVID-19

PETS DEIXAM OS DIAS DE ISOLAMENTO MAIS LEVES

Donos de animais de estimação sentem menos solidão


Helen Almeida | Apr 15, 2020

A adoção de animais de estimação aumentou nas primeiras semanas de isolamento social. Em diferentes países do mundo, incluindo o Brasil, as pessoas apostam na companhia dos pets para amenizar a solidão durante a pandemia. A ciência comprova: eles são capazes de melhorar o estado emocional de seus donos.

Ao notar que a presença de animais na sala de terapia deixava os pacientes com esquizofrenia mais calmos, a psiquiatra Nise da Silveira introduziu a zooterapia no Brasil, nos anos de 1950. Diversos estudos científicos também comprovaram que o contato com bichos complementa o tratamento de distúrbios emocionais como ansiedade e depressão, além de ajudar as pessoas a lidarem melhor com o luto e a solidão. Ou seja, adotar um pet neste momento pode realmente deixar os dias de isolamento mais leves e menos solitários. 

APROVEITE O TEMPO COM SEU PET

Já faz quase 30 dias que uma boa parte dos brasileiros sai de casa apenas para as tarefas estritamente necessárias e, portanto, os donos de pets têm passado a maioria do tempo junto de seus bichinhos. Você também tem um amigo de quatro patas em casa? Saiba como aproveitar ao máximo a boa companhia. 

DÊ MUITO CARINHO. Seu pet gosta de colo e cafuné? Sempre que puder, pare o que estiver fazendo para dar carinho. Os dois vão se sentir mais felizes.  

FAÇA FOTOS E VÍDEOS. Registre os melhores momentos do seu pet. Uma posição engraçada dele dormindo ou aprontando alguma travessura rendem ótimas recordações.

INVENTE BRINCADEIRAS. Corridas com obstáculos, “futebol” com bolinha de papel, castelo de caixas de papelão… Existem infinitas possibilidades de diversão.

PRESTE ATENÇÃO AO COMPORTAMENTO DELE. Já que você tem ficado mais tempo em casa, observe melhor o dia a dia do seu pet. Caso note algum comportamento estranho, entre em contato com o veterinário da sua confiança.

ENSINE TRUQUES E COMANDOS. Se você adotou seu animal de estimação nas últimas semanas, aproveite para acostumá-lo a usar a caixinha de areia e a dormir no local correto. Se seu pet já sabe, ensine-o a sentar, deitar, pular. 

FAÇA PAUSAS NO TRABALHO PARA DAR ATENÇÃO A ELE. Mesmo que estiver fazendo home office, pare algumas vezes e brinque um pouco com seu amigo peludo. Assim, você relaxa e ele se diverte.

ADOÇÃO RESPONSÁVEL

Importante: quando a quarenta acabar, o pet vai continuar precisando de atenção e carinho. Por isso, quem estiver pensando em adotar um animal de estimação neste momento, deve avaliar muito bem se vai ter condições de cuidar dele quando a vida voltar ao normal. A adoção responsável evita aumentar ainda mais a devolução de animais e o abandono cruel.