O LUGAR IDEAL PARA MEDITAR

COMO CRIAR UM ESPAÇO ESPECIAL NA SUA CASA.


Eliane Contreras | Jun 14, 2019

Exercício que leva ao autoconhecimento, a meditação não exige um lugar específico para ser praticada. Tem gente que medita até mesmo durante o expediente de trabalho, na cadeira do escritório. “O mais importante é a intenção que a pessoa tem de estar consigo mesma e acolher o momento presente, onde quer que ela esteja”, explica a professora de ioga Júlia Jalbut, de São Paulo. Mas nem todo mundo tem facilidade de se desligar dos barulhos externos para ouvir os ruídos internos e relaxar. Nesse caso, transformar um canto da casa em um refúgio de paz, tranquilidade e de renovação de energias acaba sendo essencial e motivador para incluir a meditação na rotina. Selecionamos algumas sugestões, com ajuda da professora de ioga, para você montar um cantinho zen na sua moradia. 

O melhor ambiente

Escolha um lugar da casa com pouca circulação de pessoas, que seja totalmente silencioso e arejado. Muitas vezes isso não é possível, então, teste todos os cantinhos antes de criar o ambiente. Leve em consideração a incidência de luz natural, os sons, os ambientes ao redor — ou seja, tudo que possa influenciar de maneira positiva na sua concentração.  

Só o essencial 

A única coisa que você precisa para a prática, segundo Júlia Jalbut, é de uma almofada ou um banquinho de meditação. “O ideal é que, ao sentar, o praticante fique com os quadris um pouco mais elevados que as pernas, e os joelhos confortáveis.” Se ficar desconfortável, use uma cadeira ou deite no chão, sobre um tapetinho de ioga (mat), tapete normal ou esteira de palha. O importante é você conseguir relaxar e meditar. “Ter uma manta para manter o corpo aquecido, especialmente durante o outono/inverno, também ajuda a manter a concentração”, comenta Júlia. 

Plantas são bem-vindas

Se você quiser mais aconchego, decore o espaço com um vaso de plantas que tragam boas vibrações (alecrim, lavanda, espada de São Jorge) para você e a casa. Pendurar uma mandala na parede ou na janela também ajuda na conexão com o universo e colabora com a meditação. Criar um ambiente confortável é essencial para manter um clima acolhedor e propício também para ler, descansar ou apenas ficar em silêncio por alguns minutos. 

Luz natural 

Aproveite ao máximo a iluminação natural do ambiente, melhor ainda se o espaço receber sol. Já à noite, a dica é investir na luz indireta com lâmpadas quentes: use luminárias, arandelas e velas. 

Cheirinhos relaxantes 

Os aromas ajudam a deixar o ambiente ainda mais relaxante, propício à concentração e à calma. Invista em difusores, velas aromáticas de parafina de soja (elas não poluem o ar) e outros tipos de aromatizadores de ar, mas sempre com o cuidado de escolher cheirinhos suaves para não agredir o olfato e prejudicar o relaxamento e a concentração. Se quiser criar um ambiente mais intimista, os aromas de lavanda ou maçã são bem indicados. Mas se o objetivo é limpar a mente e meditar, use incensos naturais como o palo santo, eucalipto ou jasmim.