REMÉDIO NATURAL

O INVERNO E O AUMENTO DOS PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

COMO CUIDAR DISSO DE FORMA NATURAL E SEM CONTRAINDICAÇÕES


Gabriela Hunnicutt | Jun 25, 2019

Não é à toa que o Dia Nacional da Prevenção à Asma acontece todos os anos no primeiro dia do inverno. Com as temperaturas em queda, a baixa umidade do ar e o aumento da poluição, o quadro de quem já sofre com as doenças respiratórias crônicas fica prejudicado. A defesa do organismo baixa a guarda e aparecem as doenças como asma, bronquite, rinite e sinusite. O ar frio também irrita as vias aéreas, acarretando falta de ar e coriza. Vírus como o da gripe e do resfriado contribuem para a piora desse cenário.

Claro que essas doenças não são exclusivas dessa estação do ano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as alergias já atingem 30% da população mundial e os números só tendem a aumentar. Mas como tratar as doenças respiratórias e seus sintomas de forma natural, sem ter que apelar para medicamentos como bombinhas de asma, antialérgicos entre outros?

O estudo profissional dos óleos essenciais e a sua aplicação através da aromoterapia, têm a resposta. Trata-se do óleo essencial de eucalipto. Barato e acessível, é o mais importante para o sistema respiratório. De acordo com o Prof. Fernando Amaral, da WNF Essencial Oils, existem mais de 500 tipos de eucaliptos no mundo, mas o mais eficaz aqui é o Eucalyptus Globulus, de origem australiana. Ele tem em sua composição uma molécula que atua como mucolítico, expectorante e descongestionante.

Como usar: 

Em um difusor elétrico, coloque água até o limite indicado no aparelho e pingue 10 gotas de óleo essencial de eucalipto. Respire o ar do difusor durante 20 minutos por dia. Em 3 dias, os resultados já começam a aparecer. Entretanto, se os sintomas não desaparecerem, procure um médico.

Para completar, o óleo essencial de eucaplito ajuda a fortalecer o sistema imunológico e pode ser usado para purificar o ambiente, mantendo os vírus da gripe bem longe.

Dica: Para sua eficácia medicinal, lembre-se que o óleo precisa ser 100% puro e de boa procedência. Veja se o nome do óleo é o nome científico da planta e se na lista no verso do rótulo existe apenas um ingrediente. Caso contrário, ele poderá não ser um óleo essencial e não trará os mesmos benefícios.

Fontes: Professor Fernando Amaral, formado em Osmologia na Suiça e CEO da WNF (World's Natural Fragrances), HCor (Hospital do Coração)