neuróbica

NEURÓBICA: CONHEÇA A GINÁSTICA QUE MANTÉM O CÉREBRO ÁGIL E SAUDÁVEL

Assim como os músculos, os neurônios precisam de exercício para ficar em forma


Eliane Contreras | Sep 09, 2020

Fazer mais do mesmo todos os dias, limita e atrofia a mente. Para estimular a “musculatura” do cérebro e mantê-lo saudável, a médica especialista em neurologia Célia Roesler, de São Paulo, recomenda a prática de neuróbica, tipo de “atividade física” para os neurônios (assista a live com a médica no nosso Instagram, no IGTV).

“A neurociência descobriu que, apesar de envelhecer, o cérebro mantém uma capacidade importante de crescer e mudar o padrão de suas conexões quando é estimulado com frequência”, explica dra. Célia. Os acessórios usados para isso são os cinco sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição), que devem ser explorados de maneira diferente, sem rotina.

A melhor idade para começar

Geralmente, entre 40 e 45 anos, pequenos esquecimentos costumam ser mais frequentes, mas nada impede de você adotar o método como prevenção antes dos 30. A neuróbica é indicada até mesmo para crianças, com o objetivo de treinar a criatividade e inteligência e melhorar a concentração.   

Os exercícios são simples. “Comer uma comida diferente ou variar o caminho para ir ao trabalho, estimula padrões de atividade neural que cria mais conexões entre diferentes áreas do cérebro e faz com que as células nervosas produzam nutrientes naturais, as neurotrofinas”. Escovar os dentes ou escrever com a mão contrária da de costume também contraria a rotina e obriga a estimulação do cérebro.

16 ações para estimular o cérebro

A especialista em neurologia sugere uma lista com outras ações diferentes:

1.Coloque a roupa de olho fechados.

2.Ande de costas, mas faça isso em um lugar seguro, sem obstáculos. Na China, muitas pessoas praticam esse exercício em parques públicos.

3.Olhe fotos de cabeça para baixo observando cada detalhe.

4.Confira as horas no espelho.

5.Troque o mouse de lado.

6.Aprenda um outro idioma.  

7.Decore uma palavra nova do seu e, aos poucos, tente introduzi-la de maneira correta em suas conversas.

8.Ao entrar em um ambiente, identifique os objetos da decoração, feche os olhos e enumere-os.

9.Experimente jogar um jogo que você nunca tenha tentado antes, de preferência aqueles em que você tenha que memorizar sequências de números.

10.Selecione uma frase de um livro e use as mesmas palavras para formar uma frase diferente.

11.Tente achar uma roupa na gaveta com a luz do quarto ou closet apagada, usando apenas o tato.

12.Da próxima vez que você for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato e concentre-se nos sabores mais sutis.

13.Vire um livro de cabeça para baixo e tente ler uma página ou leia as frases do fim para o começo.

14.Memorize o que precisa comprar no supermercado, em vez de levar a lista com você. Separe mentalmente o tipo de produtos que precisa.

15.Ao ler uma palavra, pense em outras cinco que comecem com a mesma letra.

16.Medite. A técnica de mindfulness, por exemplo, é excelente para combater a ansiedade, estado mental que prejudica a fixação das memórias.

17.Leia e, principalmente, interprete o texto. A leitura acompanhada de reflexão é o melhor exercício para reforçar as conexões entre os neurônios. 

O QUE EVITAR

Alguns hábitos e vícios pioram a memória e, portanto, devem ser evitados:

.Tabaco.

.Excesso de carboidrato, açúcar e gordura saturada.

.Consumir álcool com muita frequência.

.Sedentarismo.

.Dormir e acordar tarde.