OUTUBRO ROSA

CÂNCER DE MAMA E ESTILO DE VIDA: ENTENDA A RELAÇÃO

A ESPECIALISTA EM MASTOLOGISTA E MEDICINA FUNCIONAL, DRA PATRÍCIA VALENTINI DE MELO, EXPLICA


Eliane Contreras | Oct 24, 2019

O mês de outubro é globalmente conhecido por difundir o Outubro Rosa, campanha de conscientização e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. ONGs, médicos e empresas da área da saúde organizam mutirões para ajudar mulheres de baixa renda a realizarem o exame de mamografia e, assim, terem acesso ao diagnóstico precoce da doença, o que eleva a chance de cura em até 95%. As consultas e os exames particulares também aumentam consideravelmente nesse mês do ano. 

Enfim, criada há 17 anos, a campanha se mostra cada vez mais eficiente na conscientização sobre a necessidade da mamografia e do autoexame. Mas ainda falta ênfase na prevenção – até porque a grande parte da população resiste em adotar um estilo de vida mais saudável, mesmo quando se trata de diminuir o risco de um diagnóstico positivo de câncer. 

Em entrevista exclusiva à VegMag, a ginecologista e mastologista Patrícia Melo, nossa parceira, explica o quanto uma alimentação inflamatória (rica em açúcar e alimentos industrializados) pode ser prejudicial, assim como o sedentarismo, o excesso de trabalho e outros hábitos simples que devem ser mudados. Adepta da medicina funcional e integrativa, ela ainda ressalta a importância das mulheres cuidarem melhor do equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. E, com isso, diminuírem as estatísticas do câncer de mama. Assista ao vídeo: com certeza, você vai começar a repensar seu estilo de vida.