OUTUBRO ROSA

CÂNCER DE MAMA E ESTILO DE VIDA: ENTENDA A RELAÇÃO

A MÉDICA ESPECIALISTA EM MASTOLOGIA E MEDICINA FUNCIONAL PATRÍCIA DE MELO EXPLICA


Eliane Contreras | Oct 07, 2020

O mês de outubro é globalmente conhecido por difundir o Outubro Rosa, campanha de conscientização e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. ONGs, médicos e empresas da área da saúde organizam mutirões para ajudar mulheres de baixa renda a realizarem o exame de mamografia e, assim, terem acesso ao diagnóstico precoce da doença, o que eleva a chance de cura em até 95%. As consultas e os exames particulares também aumentam consideravelmente nesse mês do ano. 

Enfim, criada há 18 anos, a campanha se mostra cada vez mais eficiente na conscientização sobre a necessidade da mamografia e do autoexame. Nos últimos anos, os especialistas também têm ressaltado a importância da prevenção, o que envolve mudanças no estilo de vida. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a associação de alimentação saudável, prática de atividade física e baixo consumo de bebida alcoólica.

Em entrevista exclusiva à VEGMAG, a ginecologista e mastologista Patrícia Melo, nossa parceira, explica o quanto uma alimentação rica em açúcar e alimentos industrializados, considerada inflamatória, pode ser prejudicial, assim como o sedentarismo, o excesso de trabalho e outros hábitos simples que precisam ser mudados para reduzir o risco do câncer que mais ameaça a vida das mulheres. No Brasil, são mais de 60 mil novos casos a cada ano, com o agravante de grande parte do público feminino ainda desconhecer os fatores de risco.   

Adepta da medicina funcional e integrativa, a médica também ressalta a importância de as mulheres cuidarem melhor do equilíbrio mental, emocional e espiritual. Assista ao vídeo: com certeza, você vai repensar seu estilo de vida.