micro-hábito

MICRO-HÁBITOS AJUDAM VOCÊ A FAZER GRANDES MUDANÇAS

Método criado por guru do Vale do Silício se mostra eficiente na consolidação de hábitos positivos


camila espinosa* | Oct 18, 2022

Fazer exercício, comer verduras e legumes e meditar pelo menos 10 minutinhos são práticas que devem fazer parte do seu dia a dia, você sabe disso. Porém, incorporar esses e outros hábitos positivos na rotina de uma hora para outra pode transformar o desejo de uma vida mais saudável em frustração. Melhor ir aos poucos: realize uma pequena mudança por vez e comemore cada uma delas, como sugere BJ Fogg no livro Micro-Habitos – Pequenas Mudanças que Mudam Tudo (editora Harper Collins).

Pesquisador renomado em psicologia humana e guru do Vale do Silício, Fogg criou o método de micro-hábitos, colocado em prática por mais de 40 mil pessoas, com base em 20 anos de estudos. A chave para a mudança de comportamento, segundo Fogg, é o oposto do que sempre foi dito. Não é sobre força de vontade, motivação nem estabelecer expectativas irreais e frustrantes. A essência do método é fazer com que o candidato a mudanças se concentre em pequenas ações que se encaixam naturalmente na rotina para que, então, possam ser cultivadas gradualmente até que sejam consolidadas em novos hábitos. 

RECEITA PARA INCORPORAÇÃO DE MICRO HÁBITOS

Fonte: Sua Produtividade 

Na prática, a estratégia do método segue os seguintes passos:

1. Momento âncora: lembra você de colocar em prática seu novo micro comportamento a partir de um hábito já existente (como escovar os dentes) ou de algo que acontece (como um celular tocando). 

2. Novo micro comportamento: uma versão simples do novo hábito que você deseja adotar (como fazer duas flexões) deve ser colocada em prática imediatamente após o momento âncora.

3. Comemoração instantânea: após colocar em prática seu novo micro comportamento, celebre imediatamente com uma atitude positiva (como dizer "eu fiz um bom trabalho"). As emoções positivas ajudam na consolidação dos hábitos e, por isso, este terceiro passo, o da comemoração, segundo Fogg, é a verdadeira ponte entre os micro-hábitos e as grandes mudanças. Comemorar seus pequenos sucessos traz felicidade, bem-estar e contribui para que o bom comportamento passe a ser repetido naturalmente, sem esforço. 

*Head de relacionamento da VegMag, Camila Espinosa é especializada em alimentação consciente e bem-estar.