momcation

MÃES MERECEM (E DEVEM) TIRAR FÉRIAS DOS FILHOS

Movimento afirma que a família toda ganha com isso


Eliane Contreras | Jan 14, 2020

A ideia que toda mãe merece um descanso dos filhos, do marido e das tarefas da casa surgiu nos Estados Unidos, foi transformada em movimento e virou tendência em outros países. Um dos argumentos dos psicólogos responsáveis pelo Momcation (junção em inglês da palavra mom, que significa mãe, com vacation, férias) é que as mulheres trabalham todos os dias da semana, muitas vezes sem trégua nos fins de semana e feriados. Essa é a realidade da maioria das mulheres brasileiras que já se tornaram mães.



De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), muitas mulheres enfrentam o terceiro turno quando chegam em casa e, por isso, trabalham o dobro de horas em comparação aos homens. O lazer delas é com os filhos, enquanto os maridos vão sozinhos. Ou seja, dificilmente sobra um tempinho livre para elas  cuidarem de si mesmas.

Por ser uma ideia nova, as adeptas do movimento ainda precisam quebrar preconceitos e medos, superar a sensação de culpa e a pressão alheia. Mas vale à pena: o Momcation devolve a sensação de liberdade que muitas mulheres não conhecem mais. E as férias nem precisam ser longas.

Dois ou três dias longe da jornada de mãe já trazem benefícios: as mães que se permitem essa experiência, voltam para casa renovadas, prontas para assumirem novamente a rotina com os filhos, só que de maneira mais relaxada e até mais amorosa. E a família toda ganha com isso.