IR AO PARQUE PROMOVE SAÚDE MENTAL

O ACESSO A ÁREAS VERDES AFASTA O ESTRESSE E REDUZ O RISCO DE DEPRESSÃO  
Eliane Contreras | Jun 06, 2023

 

FOTOS: Gabriela Hunnicutt / Jardim Botânico (SP)  

 

Sentir-se menos estressada(o) depois de um passeio num parque arborizado, é natural. Estudos científicos mostram que o acesso a espaços verdes reduz os níveis de cortisol (principal hormônio do estresse) e as taxas de depressão, além de melhorar a função cognitiva, provocando um impacto positivo na nossa saúde mental.   

Na Dinamarca, pesquisadores descobriram que crianças que vivem próximas a espaços arborizados têm um risco significativamente menor de desenvolver transtornos psiquiátricos na vida adulta em comparação àquelas que moram em bairros com poucos parques. 

FREQUENTE ÁREAS VERDES

Vários outros estudos também comprovam: nas cidades com mais áreas verdes os habitantes tendem a ser mais felizes e saudáveis. “Os parques oferecem uma oportunidade das pessoas se afastarem, mesmo que momentaneamente, do estresse da vida urbana, o que melhora a qualidade de vida e o bem-estar mental”, afirmou o neurologista funcional integrativo Pedro Schestatsky, em suas redes sociais.

OLHE PARA O CÉU

Em uma revisão sistemática de estudos de 2021, citada pelo neurologista, pesquisadores avaliaram a relação entre a presença de espaços verdes e azuis e qualidade da saúde mental em quase 20 países. Conclusão: “A exposição a essas áreas está associada a menor estresse, maior bem-estar subjetivo e, portanto, a melhor saúde mental”, finaliza o neurologista.

Todos esses resultados têm feito com que alguns médicos olhem para as áreas ao ar livre como uma forma de antidepressivo, prescrevendo aos pacientes mais caminhadas na natureza. Infelizmente, nem todos levam a sério. Muitas pessoas ainda preferem ir ao shopping do que usufruir gratuitamente dos efeitos calmante e restaurador da natureza, melhorando o bem-estar mental.

PLANTE ÁRVORES

A crise de saúde mental no mundo, obviamente, não pode ser resolvida apenas com idas ao parque, mas ajuda. A resiliência, a beleza e a força da natureza podem nutrir mente, corpo e alma, nos aproximando de uma importante sensação de paz. A maior ONG dedicada ao plantio de árvores, a Arbor Day Foundation (dlambe@arborday.org), acrescenta mais uma forma de usufruirmos dos benefícios da natureza: plantar árvores. É uma atividade que também pode contribuir para menos pessoas estressadas e depressivas.

EXERCITE-SE AO AR LIVRE

Se quiser ainda mais benefícios, faça exercício no parque – é um ambiente propício para a prática de atividades físicas, como caminhar, correr, andar de bicicleta e praticar esportes. O exercício regular está associado a uma série de benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardiovasculares, melhoria da função cognitiva e alívio da depressão.

Os parques também são locais onde as pessoas podem se encontrar, socializar e se envolver em atividades em grupo. Isso pode ajudar a promover a interação social, o senso de comunidade e o apoio social, fatores importantes para o bem-estar e a saúde mental.