hotel ponto de luz

HOTEL PONTO DE LUZ

Um convite para relaxar junto à natureza


Gabriella Major | Oct 21, 2021

Serra da Mantiqueira, Joanópolis (SP), Estrada Sertãozinho s/número. O endereço do Ponto de Luz aparece no Waze e no Google Maps, mas nem sempre tem sinal de internet até a porta do hotel. O que parece um problema, na verdade, é uma oportunidade dos hóspedes contemplarem a natureza, numa estradinha de terra, enquanto acompanham as placas que indicam o caminho. Sem os olhos fixos no celular, eles já vão deixando para trás as tensões e o ritmo frenético da metrópole e chegam ao destino um pouco mais relaxados. A conexão com a natureza, aliás, foi o que inspirou dois amigos, Sergio Savian e Libertad Sanchez, praticantes de meditação, a criarem o Ponto de Luz – um espaço para relaxar sem precisar ir muito longe do centro de São Paulo.  

Foto divulgação Hotel Ponto de Luz 

Meditação, yoga e terapias holísticas 

Nossas “repórteres” Camila Espinosa e Gabriella Major foram até lá conhecer o Ponto de Luz e compartilhar a experiência aqui. “O hotel é simples, mas aconchegante e tranquilo, cercado de mata nativa com trilhas fáceis de serem percorridas, cachoeira, horta, piscina, jardim no formato de labirinto e vários cantinhos para meditar ou simplesmente ficar em silêncio e relaxar”, conta Camila. Todo dia, pela manhã, é realizada uma prática (yoga ou meditação) em grupo. Sessões de reiki, equilíbrio dos chakras e de outras terapias energéticas são cobradas à parte, assim como as massagens e os banhos. O cardápio de tratamentos também inclui consulta para o autoconhecimento (meditação e orientação alimentar), além de oficinas (pães e biscoitos) e programas especiais de saúde e revitalização. 

Alimentação ovolactovegetariana

As refeições (café da manhã, almoço, lanches e jantar) são predominantemente ovolactovegetarianas, com preparações simples, mas saborosas. 

Gabriella (vegana) e Camila (sensível à lactose), sentiram falta de opções de proteína vegetal. “No primeiro café da manhã, o buffet não tinha nada vegano para passar no pão ou torrada. Perguntamos aos funcionários o que poderiam fazer por nós e logo eles trouxeram um patê de tofu. No dia seguinte, já tinha um prato com tofu grelhado na nossa mesa!”, conta Gabi, que aconselha os hóspedes veganos ou com algum tipo de restrição alimentar a sempre perguntar se tem ovo ou leite nas preparações. “A equipe é aberta a adaptações e sugestões.” 

Relaxamento e autoconhecimento

Elas acharam que valeu a experiência: “O Hotel Ponto de Luz é gostoso para quem quer sair da rotina da cidade grande e, sem percorrer muitos quilômetros, chegar num lugar simples e rodeado de natureza, com comida natural e atividades terapêuticas. Mesmo que o período por lá seja curto (fim de semana, por exemplo), o hotel propõe aquilo que promete: relaxamento junto à natureza. Gabi e Cami afirmam ainda que é um bom lugar para ir sozinha(o), o que abre mais espaço para momentos de auto-observação e autoconhecimento.