atividades para crianças

ATIVIDADES PARA ENTRETER E DESPERTAR AS CRIANÇAS PARA QUESTÕES AMBIENTAIS

Nossa lista de sugestões também inclui filmes, livro e aulas de yoga e meditação


Redação | Jul 22, 2020

Consciência corporal, reciclagem de lixo, amor pela natureza e respeito pelo planeta são aprendizados que devem ter início ainda na infância e os pais podem contribuir muito para isso, e não só dando o exemplo. Eles podem incentivar os pequenos a acompanhar aulas online e assistir filmes criados com o objetivo de despertar as crianças para esses temas, de forma divertida. Montamos uma lista que vai garantir entretenimento com propósito o restante do ano (ou mais).

AULAS DE YOGA E MEDITAÇÃO + LIVRO

Yoga com história: aulas de yoga e meditação próprias para crianças, com metodologia criada pelos professores especializados nas modalidades João Soares e Rosa Muniz. Nas tevês Cultura e Rá-Tim-Bum com horário fixo (programação no site) e no canal do YouTube a qualquer momento.  

Yoga com Cainara: canal no YouTube dedicado à prática de yoga rápida para os pequenos com a instrutora de hatha e yoga tradicional Cainara Burton. As aulas incluem mindfulness (meditação), inteligência emocional, exercícios de flexibilidade, equilíbrio, e coordenação motora, e uma sequência de posturas - tudo direcionado para criança, com duração de 15 e 30 minutos, disponíveis o dia todo. 

Vamos brincar de estátua? Ioga para crianças: livro de Lúcia Barros e Márcia de Luca, com ilustrações de Bruna Assis Brasil e publicado pela editora Companhia das Letrinhas. Tem a proposta de ensinar a prática de yoga com um conjunto de exercícios criados a partir de ensinamentos filosóficos indianos e que se assemelham à brincadeira de “estátua”, estimulando a concentração e o autocontrole.

FILMES DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

O lorax, em busca da trúfula perdida: inspirado no livro Dr. Seuss Ted, a animação The Lorax conta a história de um garoto de 12 anos que mora em Thneed-Ville, uma cidade tecnológica e artificial. Ele se apaixona por Audrey, que tem o grande sonho de ver uma árvore de verdade. Então Ted viaja para uma terra cheia de cor e natureza à procura da árvore para Audrey. Nessa jornada, o garoto conhece criaturas preocupadas com o futuro do meio ambiente e que lutam para preservar a natureza que ainda existe no lugar. O filme mostra o quanto o equilíbrio é importante para impedir que a ganância destrua o meio ambiente.

Wall-e: a animação americana, produzida em 2008, mostra os impactos causados pelo lixo na terra. O personagem WALL-E, abreviação de Waste Allocation Load Lifter Earth-class, é o último robô deixado na Terra. Ele passa o tempo arrumando montanhas de resíduos até o dia que se apaixona por Eve, uma sonda mecânica em missão ao planeta, e seus dias ficam menos solitários. Alertar para a necessidade de reciclarmos o lixo é o principal objetivo do filme.

Moana, um mar de aventuras: história da jovem Moana, filha do chefe da tribo Motunui, que é escolhida para reunir uma relíquia mística, a deusa TeFiti. Moana enfrenta seus medos e receios; e age com amor, respeito e determinação na busca da deusa para que, então, possa ajudar sua comunidade a proteger o oceano. Animação americana produzida em 2016. 

RIO: animação de 2011 que conta a história uma ararinha-azul chamada Blue, capturada em um floresta no Rio de Janeiro e levada para Minnesota, nos Estados Unidos. Destaca a importância da preservação ambiental e das espécies ameaçadas de extinção por causa do tráfico de animais, além de mostrar o empenho de cientistas na tentativa de minimizar a destruição do meio ambiente.  

DOCUMENTÁRIOS SOBRE NATUREZA

Planeta Terra 2: série de 2006 dividida em pequenos episódios com imagens impecáveis de animais e de seus habitats naturais, transmitindo uma gostosa sensação de bem-estar. O objetivo é ajudar a fomentar o respeito pelo nosso planeta Terra e pela preservação do ecossistema.

Wings of Life: esse documentário produzido pela Disney, em 2013, captura a interligação entre as flores, abelhas, borboletas e pássaros, a mesma que permite a reprodução das espécies, como se fosse um romance entre a fauna e a flora. O objetivo é enfatizar a importância de todo o ecossistema para a sobrevivência do planeta e da população mundial  – 1/3 terço dos alimentos produzidos no globo, por exemplo, dependem da polinização das abelhas.