Muita gente tem aproveitado o período de recolhimento para fazer reparos na casa e deixar este momento difícil um pouco mais leve. Alguns também criaram cantos de relaxamento e outro de trabalho de acordo com as orientações de harmonização do Feng Shui – técnica milenar chinesa que tem como objetivo fazer a energia do ambiente circular, o que acaba trazendo benefícios também para a saúde física e mental.
O momento é realmente propício para consertarmos o que não está tão bonito ou nos incomoda. “Mas, antes de tudo, devemos aceitar nossa casa com seus defeitos e agradecer esse espaço sagrado por nos acolher e conceder segurança”, diz a consultora na técnica milenar chinesa Cris Ventura, especialista do site Personare. Mas, se quiser mudar algo, tente usar o que já tem dentro de casa, até porque é hora de economizar e não de você gastar dinheiro com grandes reformas.
Recorra às cores
Tecidos e mantas coloridas que estão no fundo do armário, por exemplo, podem ser usadas para atrair a energia desejada para o ambiente. “Gosto de colocar uma manta roxa na cadeira de trabalho para estimular minha intuição. No sofá da sala, jogo um tecido laranja ferroso para levantar o astral”, conta Cris. Se o ambiente estiver carente em amor e afeto, a cor usada deve ser rosa forte. Já o vermelho traz amor e proteção; e o verde azulado acalma.
As energias também fluem positivamente sempre que olhamos imagens alegres. Por isso, as paredes da sala devem ser decoradas com quadros ou fotos de prosperidade, lugares que estivemos ou gostaríamos de estar e que trazem felicidade. Cris, recomenda mais alguns rituais:
*Alterne momentos de silêncio que ajudam a ouvir a casa com momentos de músicas que renovam a energia do ambiente e do corpo (sugestão de playlist do Clube de Meditação, no Youtube).
*Monte um canto zen: coloque um tapete, uma canga e algumas almofadas para meditar, ler, relaxar.
Desentulhe as gavetas
O tempo maior em casa oferece a oportunidade de todos abrirem as gavetas e refletir sobre o hábito de comprar coisas sem necessidade. “Mais do que nunca, estamos aprendendo que menos é mais”, comenta terapeuta corporal e consultora em Feng Shui, Kátia Gonzalez, de Belo Horizonte. Então reflita sobre seus hábitos de consumo e aproveite para jogar fora as coisas velhas e quebradas e doar aquilo que continua bom, mas que não está mais sendo usado. Deixe apenas roupas, móveis e objetos realmente úteis, abrindo espaço para a energia positiva circular e espantar a depressão.
Organize a mesa de trabalho
Se a mesa de trabalho estiver com pilhas de relatórios, dê uma limpa: “Mesa entupida de papeis deixou de ser sinônimo de produtividade, o contrário. Estamos numa fase de desentulhar o ambiente para que a prosperidade na carreira possa fluir”, diz Kátia. Manter a casa com uma energia harmônica também favorece a família, os relacionamentos, os amigos e a espiritualidade.
Outra sugestão para o canto do trabalho é evitar se sentar de costas para a porta. Por menor que seja o espaço, é importante que você tenha o domínio da entrada. Além disso, organize as contas: separe as pagas do lado esquerdo (lado do coração, da prosperidade) das que ainda precisam ser pagas ou de tarefas a serem feitas. “São energias diferentes e, portanto, devem ficar separadas. Do contrário, a energia se perde e as tarefas começam a ficar emboladas, difíceis de serem resolvidas”, diz Kátia.
Traga as plantas certas para dentro
As plantas usadas para decorar a casa podem favorecer a fluidez buscada pelo Feng Shui (água + vento), ou não. “Trepadeiras como a jiboia, que se enroscam e passam por cima de outras plantas, criam um clima de competitividade. Por ter espinhos agressivos e impeditivos, prejudicando a circulação da energia, o cacto também não é uma boa escolha”, explica Kátia.
Se possível, tenha por perto suculentas ou um vaso com copo-de-leite. A terapeuta ainda recomenda colocar raminhos de alecrim entre a fronha e o travesseiro. Cris Ventura complementa: “O lírio da paz é coringa para renovar a energia, além de trazer paz e tranquilidade a qualquer canto da casa”. Além de regar as plantas, coloque terra e adubo, limpe as folhas com um algodão ou pano úmido com água, principalmente aquelas que costumam acumular poeira.
Retire o blackout
Para quem acha que não consegue dormir sem blackout, Kátia aconselha retirar esse aparato da janela do quarto e seguir o próprio relógio biológico. “Deixe a luz da manhã entrar no sétimo chacra, no topo da cabeça, para trazer ânimo e energia. Quando o sol vai se pondo, entre 5 e 6 horas da tarde, o sétimo chacra vai fechando e o corpo se encarrega de produzir naturalmente a melatonina, o hormônio que faz a gente pegar no sono”, diz Kátia.
Outras duas recomendações para manter a energia do quarto em harmonia: evite espelho em frente à cama e transfira imagens de santo para um local próximo à entrada da casa, trazendo proteção. Enfim, são pequenas mudanças, que, segundo Feng Shui, vão fazer você se sentir bem em casa – agora e depois da quarentena.