IMUNIDADE

ESTRATÉGIAS PARA REFORÇAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO

3 shots pró-imunidade + hábitos diários que ajudam a evitar gripe e outras doenças virais  


Eliane Contreras | Jan 24, 2022

Embora seja uma doença típica de inverno, a gripe derrubou muita gente neste início de ano. Para algumas pessoas foi ainda pior: a H1N1 ou H3N2 (variantes da gripe Influenza) veio combinada à Covid-19. Para quem tomou as vacinas da Covid e Influenza, felizmente, os sintomas foram mais amenos, mas vale redobrar os cuidados no dia a dia.

Uma boa estratégia é adotar hábitos diários capazes de reforçar o sistema imune, responsável em vigiar e proteger nosso corpo 24 horas por dia, sete dias por semana, de vírus, bactérias e outros invasores capazes de provocar doenças. “Desenvolver um sistema imunológico forte enquanto estamos saudáveis, pode sustentar o corpo enquanto ele se familiariza com um vírus, no caso de uma contaminação”, explica o endocrinologista e médico do esporte Guilherme Renke (@endocrinorenke), do Rio de Janeiro.

Na lista de hábitos pró-imunidade, também entram: prática regular de exercício, controle do estresse e sono reparador. Alguns especialistas da área da saúde sugerem ainda o consumo de shots caseiros à base de ervas e especiarias, especialmente neste momento de maior vulnerabilidade.

SHOTS PRÓ-IMUNIDADE

3 receitas para você variar durante a semana ou ao longo do dia – sim, os shots podem ser consumidos de manhã (ainda em jejum), à tarde e à noite, desde que longe das refeições (de 30 minutos a 1 hora, antes ou depois)

1. Shot de tomilho, hortelã, mel e limão

Ingredientes: 1 punhado pequeno de tomilho fresco + 5 folhas grandes de hortelã fresca + 1 colher (chá) de mel + suco de 1 limão

Modo de fazer: no liquidificador, bata o tomilho e a hortelã com o mel. Acrescente um pouco de água filtrada (bem pouco mesmo, apenas o suficiente para ajudar a bater. Por último, junte o suco de limão. Coe e beba em seguida.

2. Shot de cúrcuma, gengibre, limão e própolis

Ingredientes: 1 pedaço pequeno de cúrcuma fresca + 1 pedaço de gengibre fresco + pimenta-do-reino moída na hora + suco de 1/2 limão + 15 gotas de própolis verde

Modo de fazer: no liquidificador, bata a cúrcuma e o gengibre (não é necessário retirar a casca) com a pimenta e um pouco de água filtrada (bem pouco mesmo, apenas o suficiente para ajudar a bater). Por último, acrescente o suco de limão e o própolis. Beba em seguida.

3. Shot de manjericão, alho, limão e melaço (opção vegana)

Ingredientes: 1 punhado de manjericão fresco + 1 dente de alho pequeno + suco de 1/2 limão + 1 colher (sobremesa) de melaço

Modo de fazer: no liquidificador, bata o manjericão e o alho (retire o filetinho de dentro) com um pouco de água filtrada (apenas o suficiente para ajudar a bater). Coe e acrescente o suco de limão e o melaço. Beba em seguida.

OS EFEITOS DOS TEMPEROS NO SISTEMA IMUNE

O uso das ervas e especiarias para dar suporte ao sistema imunológico é milenar, em diferentes culturas, e muitos estudos atuais confirmam a ação terapêutica dessas substâncias. “Ricas em compostos bioativos, as especiarias e ervas são estudadas globalmente devido à alta atividade antioxidante e antimicrobiana em humanos”, diz a nutricionista Luna Azevedo, também do Rio de Janeiro. 

Especiarias como cravo, canela, gengibre, pimenta preta e cúrcuma, por exemplo, são conhecidas como estimuladores da imunidade, juntamente com propriedades antifúgica e antiviral. Outro tempero importante para evitar infecções, segundo Luna, é a hortelã, que, por ser rica em ativos como o mentol e o ácido ascórbico (vitamina C), age diretamente e, de maneira positiva, no sistema imunológico. “Já o manjericão, tem eugenol, um ativo natural com diversas atividades imunológicas, além de um efeito inibitório apreciável sobre o estresse oxidativo e processos inflamatórios”, complementa a nutricionista.

Quais as propriedades terapêuticas do limão? Assim como o kiwi e outras frutas fonte de ácido ascórbico (vitamina C), o limão tem um alto poder imunológico. Por ser um antioxidante, que atua contra os radicais livres, equilibra o estresse oxidativo, aumenta o número de anticorpos e a proliferação das células imunes. Quatro outros grandes aliados do sistema imune: alho cru, própolis, mel e tomilho – riquíssimos em compostos bioativos, são alimentos com múltiplas propriedades terapêuticas associadas tanto à estimulação quanto com a supressão de determinados eventos da resposta imune.

As combinações dos shots são estratégicas – substâncias presentes em um determinado ingrediente potencializam o efeito terapêutico do outro. Essa interação é bem significativa, por exemplo, na mistura do tomilho com mel. Os ácidos fenólicos e os flavonóides (quercetina, luteolina, kaempferol, hesperidina) presentes no alimento produzido pelas abelhas aumentam o poder antiviral do tomilho, segundo estudo

COMO INCLUIR MAIS ERVAS E TEMPEROS NA ROTINA

Os temperos podem ser usados no preparo dos alimentos, polvilhados sobre a comida pronta ou, ainda, transformados em shots, como você viu acima. Outra estratégia para utilizar em doses mais elevadas, é na forma de suplementos, mas vale lembrar: “O uso excessivo de especiarias e ervas concentradas em cápsulas pode causar efeitos colaterais, como acidez no estômago, azia, prisão de ventre, diarreia e hipertensão. Portanto, o ideal é que o consumo seja orientado por um profissional da saúde para que as dosagens prescritas sejam adequadas e personalizadas”, finaliza Luna. No caso dos shots, observe a resposta do seu corpo – caso provoquem algum tipo de desconforto, experimente outras.