NATAL CONSCIENTE

ESPECIAL NATAL: 5 DICAS DE ‘NÃO’ PRESENTES PARA COMPRAR

Como investir o seu tempo e dinheiro em formas mais conscientes de demonstrar amor.


Gabriela Hunnicutt | Dec 05, 2019

Nessa época do ano, começam a pipocar as listas com dicas de presentes para todos os tipos e graus de parentesco. Nós achamos por bem questionar essa versão consumista do Natal para que todos parem para refletir o que mais podemos fazer além de ir ao shopping comprar presentes. Será que, por melhor que seja a boa intenção, sair para fazer compras é a melhor forma que temos que demonstrar o nosso carinho para as pessoas que amamos?

Na nossa opinião, não. Podemos usar muito melhor o nosso tempo e dinheiro para presentear as pessoas com outras coisas muito mais valiosas do que algo que tem a chance até de ficar guardado no armário. Sem falar na questão da sustentabilidade. Quantas coisas que as pessoas não precisam, vendidas em embalagens que serão jogadas fora sem reciclagem e por aí vai. Então, fizemos uma lista de ‘não presentes’ sem papel de embrulho e laço de fita mas muito mais cheios de significado.

Em resumo, 5 coisas que você pode fazer ao invés de passar um dia (ou mais) consumindo no shopping:

  1. Escrever cartões para as pessoas que fizeram a diferença no seu ano

Imagine a sensação de receber um cartão de natal de uma amiga ou amigo querido relatando em um texto customizado a diferença que ela fez na sua vida esse ano. Para mim, valeria mais do que qualquer presente que ela pudesse comprar pra mim. É simples, é barato e é muito valioso.

  1. Ensine uma (ou mais) criança da família a confeccionar seu próprio brinquedo

Junte todas as crianças para um domingo de DYI ou, em bom português, faça você mesmo. Vai ser extremamente divertido e as crianças vão perceber que elas mesmas podem inventar e produzir os seus carrinhos, aviões, bonecas e muito mais. É uma forma de educar sobre sustentabilidade e, ao mesmo tempo, criar vínculos entre pais e filhos, sobrinhos etc. Elas podem até começar a produzir os presentes que dão para os amigos nos aniversários. Imaginem que lindeza de gesto? Já escrevemos um artigo sobre isso aqui na revista.

  1. Se não tem tempo, doe o que gastaria em presentes para um projeto social

Se você é daquelas pessoas que compra tudo pela internet por falta de tempo, ok. Faça um cálculo de quanto gastaria em todos os presentes que vai comprar online e reverta para uma doação para um trabalho social que te agrade. Se achar bacana, faça cartõezinhos para os seus presenteados, explicando que o respectivo investimento foi revertido para o bem de pessoas com menos recursos. Duvido alguém sentir falta do presente.

  1. Outra forma de usar o seu tempo: seja voluntário

Nessa época do ano, muitas ONGs organizam festas de natal em orfanatos e asilos. Por que não usar um dia seu para ajudar a cozinhar ou enfeitar a festa? Mais do que isso, dar carinho. Tem maior presente que esse? Eu acho que não.

  1. Presenteie com verde

Monte vasinhos de ervas aromáticas ou temperos. É barato, terapêutico e, com certeza, trará muitos benefícios para seu presenteado. Uma delícia ter um vasinho na cozinha, plantado por um amigo ou familiar querido, e que ainda se transforma em deliciosos chás e temperos ao longo do ano todo.

E por fim, e mais importante do que tudo, não dê presentes, esteja presente. Se tiver filhos, primos ou sobrinhos passe um dia no parque com eles, faça um piquenique. Vá a casa de seus pais e passe uma tarde com eles. Cozinhe um bolo que remeta a sua infância com sua avó e aproveite enquanto eles estão por aqui. 

Se tiver gostado das nossas ideias, aproveite para inovar também no dia da ceia. Ao invés de encomendar ou fazer tudo sozinho, comece o Natal mais cedo e chame todo mundo para cozinhar junto. É uma forma genuína de unir a família e criar laços. Se a comida não ficar impecável, paciência. O importante é alimentar a alma. Esse é o verdadeiro espírito natalino.