dor nas costas

DOR NAS COSTAS? TALVEZ SEJA MEDO, INSEGURANÇA OU ANSIEDADE

Descubra quais são os sentimentos que afetam sua coluna  


Eliane Contreras | Oct 22, 2020

De repente, sem ter feito movimentos bruscos ou descuidado da postura, você sente sua coluna travar. Não é raro, já que as dores nessa região do corpo nem sempre estão relacionadas a problemas palpáveis (desvio da coluna, hérnia de disco, mau jeito). O gatilho pode ser emocional: tensão, ansiedade ou conflitos psicológicos inconscientes (medo, ganância, vergonha, remorso). Sessões de fisioterapia e analgésicos podem até trazer alívio e ajudar você a sair da crise, mas não impedem novos episódios de dor. Para isso, é importante você também cuidar das suas emoções.

Segundo as terapias psicofísicas, existem vários significados para as dores e lesões que afetam cada parte das costas. Consciente disso, você pode adotar uma combinação de tratamentos (físico, mental e emocional) e ficar menos vulnerável às dores que, até então, pareciam surgir do nada.

Parte superior das costas

A dor na parte superior das costas, próxima à região do pescoço, sinaliza sentimentos de carência, anulação, abandono, cansaço e falta de apoio emocional. Por não se sentir amada e sem o apoio de que precisa, a pessoa tem a sensação de carregar o mundo nas costas, o que torna sua existência pesada e estagnada. 

Região lombar

A dor que afeta a parte inferior das costas está associada ao medo, insegurança e desconfiança, o que acaba provocando escassez na vida da pessoa e, consequentemente, preocupações financeiras e materiais que limitam a mobilidade para a vida. E a dor lombar realmente limita os movimentos físicos. 

Cóccix

A dor localizada nesse ossinho localizado no final da coluna, entre as costas e os quadris, pode ter relação com a resistência que a pessoa tem de enfrentar algo que precisa ser mudado. Por isso, ao em vez de se mover em direção a uma decisão, ela “senta” numa situação limitante.

CUIDE DA MENTE E DO CORPO

Além de adotar o hábito diário de alongar a coluna e fazer uma atividade física que melhore a saúde da coluna e traga bem-estar para as costas, como yoga e pilates, escolha uma modalidade que estimula a auto-observação e desenvolva o autoconhecimento. Sugestão: faça meditação com regularidade para amenizar o estresse e o excesso de preocupações que possam ser causas psicológicas para as dores nas costas. 

Reserve momentos de auto-cuidado (exemplo: tomar um chá de camomila, melissa ou outra erva calmante) e, ainda, permita-se momentos de relaxamento. Dance, ouça músicas relaxantes, leia um bom livro, faça trabalhos manuais. São atividade que ajudam muito a aliviar a tensão, além de contribuir para a produção de hormônios da felicidade (serotonina, dopamina, oxitocina). 

E, claro, leve a vida com mais alegria, liberdade, leveza e, principalmente, pare de se cobrar demais e achar que pode carregar o mundo nas costas.