detox

DETOX PÓS-FESTAS

Ajude seu corpo a se livrar dos excessos do fim de ano


Eliane Contreras | Jan 03, 2020

Espumante na virada do ano, caipirinha e cerveja no feriado do dia 1 e na folga dos dias 2, 3... É difícil quem não exagera no consumo de drinques nessa época do ano. A ressaca pode nem ser forte, mas, dependendo da quantidade de bebida ingerida,  o organismo pode demorar mais de 24 horas para eliminar totalmente o álcool da corrente sanguínea. Por isso um detox pós-festas é sempre bem-vindo para acelerar a faxina. Também ajuda a amenizar a sensação de inchaço provocado pelo consumo excessivo de comida, que geralmente começa no  Natal e vai até os últimos dias de folga. Acompanhe as sugestões da nutricionista Daniela Cyrullin, idealizadora do projeto Detox de Corpo e Alma, para começar 2020 leve e com a energia a mil. 

Pós-festas

O ideal é seguir todo o passo a passo para um detox completo. Mas colocar dois ou três deles em prática já ajuda

  1. Beba bastante água, o dia todo.
  1. Ao acordar ou antes do almoço, prepare um shot concentrado de gengibre: 1 colher (café) cheia de gengibre em pó, suco de 1 limão e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã.
  1. No almoço, coma uma salada de verduras, nuts e sementes: repolho branco e roxo ralado, aspargos grelhados no óleo de gergelim (ou azeite), brócolis cozidos no vapor, tomate-cereja, nuts (nozes, amêndoa) e sementes (chia, linhaça). Tempere com molho de gengibre (sumo de gengibre fresco, suco de limão, cúrcuma em pó e mostarda em grão). 
  1. Ao longo do dia, consuma frutas e legumes ricos em líquido: água de coco, melancia, melão, abacaxi, pepino, erva-doce. Ou prepare este suco anti-ressaca: 1 fatia de melancia batida com 1 pedaço médio de pepino, 1 copo (200 ml) de água de coco e folhas de hortelã.
  1. Reforce a hidratação (e a limpeza do organismo) com chá de dente-de-leão ou de salsinha.
  1. No jantar, tome esta sopa detox:

Ingredientes

1 dente de alho

1/2 cebola ralada

1 colher (sopa) de azeite extravirgem

1 tomate pequeno picado sem a pele

1 pires de nabo ralado

1 talo pequeno de salsão

1 abobrinha cortada em cubos

1 chuchu cortado em cubos

2 cenouras cortadas em cubos

2 xícaras (chá) de couve cortada em tirinhas

1 pires de salsa picada

Sal e pimenta a gosto

1 litro de água fervente

Gergelim tostado (para polvilhar)

Modo de fazer

Em uma panela funda, refogue a cebola e o alho com o azeite. Junte o tomate e refogue por mais 1 minutos. Adicione o nabo, o salsão, a abobrinha, o chuchu e as cenouras. Refogue por mais 1 minuto.  Coloque a couve, a salsa, os temperos e, aos poucos, a água fervente (2 conchas a cada 2 minutos, até terminar a água). Tampe a panela e cozinhe até a cenoura ficar macia. Desligue o fogo e espere amornar. Bata no liquidificador, volte para a panela, ajuste o sal e aqueça. Sirva polvilhada com o gergelim.

Rendimento: 2 porções.

Tempo de preparo: 1 hora. 

  1. Suar também ajuda a eliminar as toxinas produzidas no processo de metabolização do álcool. Então pedale, corra, ande forte...

ANTES DO BRINDE

Na próxima comemoração ou sessão de brindes, prepare seu organismo com antecedência. “O ideal é tomar chá de salsinha e consumir muito gengibre, abacate, aspargos, brócolis, couve-flor e repolho na véspera ou no dia que você sabe que vai beber”, diz a nutricionista. O ritual ajuda a preparar o fígado para lidar melhor com o impacto do álcool e, com isso, amenizar a ressaca.