acupuntura

CONHEÇA 7 BENEFÍCIOS DIFERENTES DA ACUPUNTURA

Os efeitos das agulhas ultrapassam o de aliviar dor nas costas


Eliane Contreras | Nov 30, 2020

Derivada da medicina tradicional chinesa, a acupuntura é bastante utilizada para combater dores na costas e compulsão alimentar, mas a aplicação das agulhas também pode ser alternativa para aumentar a imunidade, amenizar o medo, combater a insônia e ansiedade e outras alterações emocionais. “Utilizada há mais de dois mil anos, a acupuntura consiste na estimulação de pontos no corpo relacionados a diversos órgãos e sistemas do organismo. Devido a essa possibilidade, os benefícios da técnica incluem praticamente todas os desequilíbrios físicos e psicológicos, proporcionando alívio para muitas doenças e aspectos emocionais”, explica a psicóloga, especialista e professora em técnicas orientais Alice Keiko, fundadora da clínica Keiko’s Prevenção e Saúde, em São Paulo, e diretora da Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil.

Segundo a medicina chinesa, as doenças são resultado do desequilíbrio dos canais de energia do organismo e a acupuntura busca ajustar o yin e o yang para restabelecer a harmonia. Já a medicina moderna ocidental acredita que os efeitos positivos se devem ao fato da técnica estimular substâncias que atuam por todo nosso organismo. Com especialização na Universidade de Medicina na China, em Pequim, Alice afirma que, independentemente do tipo de medicina seguida, a acupuntura é capaz de trazer alívio para diversas doenças. É uma técnica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como complemento aos tratamentos convencionais e considerada especialidade médica pelo Conselho Nacional de Medicina.

Se você não pode nem ouvir falar em agulha, não fuja. A estimulação dos pontos é por meio da inserção de agulhas muito finas (quase invisíveis), que penetram superficialmente na pele. Elas podem receber uma leve corrente elétrica ou apenas serem manipuladas manualmente pelo acupunturista. Saiba agora algumas aplicações e benefícios dessa técnica milenar, que pode fazer você se sentir melhor e até mais jovem.

Combate dor nas costas e nas articulações

A dor crônica nas costas pode ser desencadeada por vários fatores, variando de sobrepeso a lesões na musculatura até estresse e alterações do sono. Nesse caso, os estudos confirmam uma redução de 15% no nível da dor, amenizando o desconforto e a dosagem dos medicamentos e, com isso, seus efeitos colaterais. “A acupuntura usada na área terapêutica atua como analgesia trazendo alívio para dores nas costas (lombar e cervical, por exemplo) e no cóccix, além de combater inflamações nas articulações (tendinite). Isso acontece porque o estímulo de pontos estratégicos estimula o organismo a liberar endorfina; e ainda melhora a circulação do sangue e da Qi (energia), o que promove o relaxamento dos músculos, nervos e mente”.

Dependendo da intensidade da dor, Alice gosta de complementar as sessões de acupuntura com outras técnicas complementares, entre elas:

moxabustão – espécie de acupuntura térmica feita pela combustão da erva artemisia.

reflexologia – pressão com o polegar em pontos nos pés e mãos relacionados a outras partes do corpo.

ventosa – tratamento com “cups” (copos) que produzem vácuo e sucção quando contraídos na pele, o que faz com os tecidos musculares sejam liberados e a circulação sanguínea melhorada. 

shiatsu – massagem feita com a pressão dos dedos ou palma das mãos em determinadas áreas do corpo com o objetivo de equilibrar corpo e mente.

Ajuda a superar medo, ansiedade, estresse e depressão

Nos últimos meses, segundo Alice, mais pessoas têm procurado a acupuntura para amenizar as emoções negativas despertadas ou acentuadas pela pandemia da Covid-19. A técnica chinesa traz esse alívio porque tem efeito positivo sobre os hormônios relacionados ao bem-estar. “A estimulação de pontos específicos ajuda a regular a produção e a liberação de serotonina e endorfina, que são responsáveis pelas sensações de relaxamento e felicidade”, explica a acupunturista.

Nos casos de medo, ansiedade, raiva, estresse e depressão, as agulhas também são usadas para trabalhar pontos relacionados à produção do cortisol, diminuindo a ação desse hormônio do estresse no organismo. “Com isso, ocorre a redução dos níveis de ansiedade, assim como riscos de doenças cardíacas, depressão, obesidade e outros distúrbios causados por estresse”.

Aumenta a imunidade

Por causa da covid, as pessoas têm procurado o tratamento com agulhas também para melhorar a imunidade, o que pode tornar menos grave a inflamação no organismo provocada pela doença. E Alice, mais uma vez, afirma que a técnica tem essa capacidade. “Com a pandemia, as pessoas têm procura a acupuntura ainda para amenizar a compulsão por bebida, cigarro e comida”.

Alivia enxaqueca e dor de cabeça crônica 

Os efeitos analgésicos e anti-inflamatórias fazem da acupuntura uma opção bastante eficiente no tratamento de enxaqueca e dor de cabeça, que costumam prejudicar o dia a dia de quem sofre dessas disfunções. O relaxamento muscular promovido pelas agulhas ajudam ainda aliviar a cefaleia causada por tensão. 

­­Reduz insônia

Quem demora para pregar os olhos ou acorda no meio da noite e não consegue mais dormir pode se beneficiar da acupuntura. Ao estimular pontos específicos, a técnica regula a produção e a liberação noturna da melatonina, hormônio responsável pelo sono. As aplicações para aliviar estresse e ansiedade também exercem efeitos positivos para insônia crônica.

Acalma os sintomas da TPM

As mulheres que sofrem todo mês, com data marcada, de cólica, dor de cabeça, inchaço e alterações de humor podem se livrar ou aliviar esses incômodos com as agulhas. Manter o equilíbrio energético no período que antecede a menstruação é fundamental para prevenir os sintomas da TPM. 

Previne rugas e ameniza rugas de expressão

Você já pensou em substituir o botox ou outro tratamento estético por sessões de acupuntura? Traz bons resultados; e mais naturais. A aplicação das agulhas no rosto estimula a circulação do sangue na região e, com isso, ajuda na renovação celular e na manutenção das fibras de sustentação da pele. A acupuntura estética também atua no metabolismo e, por isso, é bastante usada para estimular a perda de peso e amenizar a retenção de líquido. Como os efeitos são temporários, as aplicações devem ser feitas com mais frequência que nos demais usos da acupuntura, mas vale o investimento.