O Dia Mundial da Saúde (7/04) é para lembrar que todos os dias precisamos cuidar não só da saúde física como a mental. A psicóloga clínica Ana Carolina Machado, pós-graduanda em psicopatologia psicanalítica contemporânea sugere, no dia a dia, você recorrer a ferramentas que ajudem a evitar ou amenizar a ansiedade e os sintomas de angústia e tristeza, especialmente em momentos de incertezas e desgaste emocional. Abaixo, listamos sete dicas da psicóloga para colocar em prática.
. Se estiver ansiosa(o), foque no aqui e agora. Não tente “prever” situações e episódios que possam acontecer, principalmente neste momento tão instável. Querer imaginar o futuro só causa mais ansiedade.
. Não se pode ter o controle de tudo. A pandemia é variável, incerta, provocando o sentimento de angústia. Foque na respiração: inspire em 2 segundos e expire em 4. Meditar também ajuda a equilibrar as emoções.
. Filtre as notícias e evite embarcar nas fake news. Foque apenas nas informações necessárias e escolha apenas um momento do dia para se atualizar.
. Estabeleça uma rotina viável. Evite comparações e busque organizar seu tempo para o trabalho, o exercício físico, o descanso e o divertimento, mesmo dentro de casa.
. Priorize o sono e não exagere no consumo de café. A cafeína aumenta a ansiedade e não é o que você precisa neste momento.
. Se permita sentir e dar voz aos momentos de tristeza. Esse passo é necessário para você se sentir melhor depois.
. Exercite. Busque algo que você faça por prazer e não por obrigação. Vale dançar, caminhar, alongar ou praticar qualquer atividade que te faça bem.