AROMOTERAPIA

COMBATA A INSÔNIA COM ÓLEO ESSENCIAL

UMA FÓRMULA NATURAL PARA AJUDÁ-LO A RELAXAR E PEGAR NO SONO.


Gabriela Hunnicutt | May 28, 2019

Muitos são os fatores que podem desencadear a insônia, entre eles o estresse, as preocupações cotidianas, distúrbios hormonais, consumo de álcool em excesso, entre outros. Mas aqui não vamos nos ater a falar das causas mas, sim, de como usar um método natural e ancestral para ajudar você a relaxar e dormir com mais facilidade. E o nome disso é aromoterapia.

Muita gente se engana ao pensar que a aromoterapia é apenas perfumar o ambiente com cheirinhos gostosos, talvez o próprio nome traga essa confusão. Na verdade, a aromoterapia é o conjunto de técnicas de aplicação dos óleos essenciais extraídos de plantas medicinais para fins terapêuticos. Os óleos essenciais são chamados pelos especialistas de matéria-prima viva e atuam diretamente no nosso cérebro, gerando reações positivas no nosso corpo físico e mente.

O osmólogo (cientista que estuda os mecanismos do odor em nossos sistemas olfativo e límbico cerebral), Prof. Fernando Amaral, em seu livro ‘Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais’*, explica que o odor é capaz de provocar memórias e emoções que trarão reações físicas como resposta sensorial, reações essas que, com o uso dos óleos essenciais, podem ser positivas pelo organismo.

O grande segredo é saber para que serve cada um deles, a melhor forma de utilizá-los e, principalmente, a dosagem correta. Por ser altamente concentrado, o óleo essencial em excesso pode até queimar a pele. Por isso, é muito importante seguir a recomendação de profissionais no que diz respeito ao tipo, aplicação e quantidade. O mais interessante, é que por terem estruturas moleculares semelhantes, os óleos essenciais têm sinergia entre si, ou seja, podem ser misturados (os chamados blends) para criar tratamentos personalizados de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Nesse artigo, vamos falar de um óleo em especial, o de lavanda (ou alfazema, nome mais usado no Brasil). Com o poder de acalmar o sistema nervoso, ele é muito recomendado para nos ajudar a ter uma ótima noite de sono. E como uma vantagem: é 100% natural e sem contra-indicação. Mas como aplicá-lo? Existem duas formas mais recomendadas para o sono:

1. Difusor

Coloque em seu quarto um difusor (nos preferimos o elétrico, como o modelo acima, que você encontra em casas de produtos naturais). Para cada 200ml de água, coloque até 10 gotas de óleo essencial de lavanda e ligue quando for deitar.

2. Gota no travesseiro

Você também pode colocar uma gota de óleo essencial de lavanda no seu travesseiro. Evite pingar a gota próximo da área onde vão ficar seus olhos pois eles podem ficar irritados.

Você pode escolher uma das maneiras ou fazer as duas, sem qualquer problema. Mas lembre-se: de nada adianta tudo isso se você for para a cama com o celular ou o computador e deixar muitas luzes acesas. Se o seu quarto é muito claro, use máscaras de dormir que ajudam muito. Algumas delas, encontradas em casas de produtos naturais, ainda vem recheadas com Melissa ou Camomila, que ajudam ainda mais o seu relaxamento.

E, por último, atenção: óleos essenciais não são a mesma coisa que essências florais. As essências florais são produzidas a partir dos óleos essenciais e não tem as mesmas propriedades medicinais. Elas servem apenas para perfumar os ambientes.

* Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais - Terapias de Saúde e Beleza, autor Fernando Amaral, editora Cengage.