O carvão vegetal ativado (um pó preto fino e inodoro) é utilizado há muito tempo como meio de descontaminação gastrointestinal, até mesmo dos pets, mas nunca esteve tão na moda. Hoje podemos encontrá-lo como a função de detox em forma de cápsulas, shots e até mesmo como ingrediente de pastas dentais e enxaguantes bucais, entre outros.
Mas, afinal, por que ele está fazendo tanto sucesso? Porque trata-se de uma alternativa eficaz quando o foco é a limpeza de toxinas como metais pesados, poluentes do ambiente, aditivos químicos encontrados em alimentos, produtos cosméticos ou de limpeza, excesso de medicamentos, agrotóxicos e outras toxinas prejudiciais ao nosso organismo. Quem nos explica isso é a nutricionista Taissa Machado, do Rio de Janeiro. Segundo ela, toda essa limpeza tem efeito indireto na perda de peso assim como anti-inflamatório, já que essas toxinas são altamente inflamatórias para o organismo. "O carvão ativado também tem ação direta na saúde intestinal, melhorando a digestão e reduzindo sintomas como distensão abdominal e gases", conclui.
QUAL A FORMA CORRETA DE CONSUMIR O CARVÃO ATIVADO?
De acordo com a nutricionista, o ideal é que o carvão ativado seja utilizado na forma de cápsulas e nunca junto de refeições devido à capacidade que ele tem de reagir com certos nutrientes e reduzir sua absorção. Mas, isso pode variar e ela recomenda uma avaliação feita por profissional.
O endocrinologista e médico do esporte, Dr Guilherme Renke, concorda que seu uso para processos de desintoxicação é seguro e efetivo, mas reforça a importância de evitar o consumo exagerado por causa de possíveis efeitos colaterais como desconforto e alterações gastrointestinais. Segundo ele, a determinação de dosagem segura e eficaz para uso contínuo não é bem definida pela ciência. Muitos estudos são antigos e realizados em animais, por isso há necessidade de evidências mais recentes e em amostras maiores em humanos. “Vale ressaltar que o carvão ativado também pode reduzir a absorção de alguns medicamentos. Portanto, os indivíduos que tomam medicamentos devem se atentar ainda mais e consultar seu profissional de saúde antes de tomá-los”, explica.
As dosagens para diversas condições podem variar de 1,5gr até 32gr por dia, segundo estudos científicos que avaliaram o uso desde a melhora e otimização da função renal e redução do colesterol até a desintoxicação.
Ficou interessado em experimentar ou utilizar a substância de forma recorrente? Então, o primeiro passo é consultar o seu médico e pedir orientações compatíveis com as necessidades do seu organismo. Dessa forma, você só aproveita o lado bom do detox sem colocar em risco a sua saúde.