banho de ervas

BANHO DE ERVAS: REEQUILIBRE SUAS ENERGIAS

Conheça o poder das infusões para o equilíbrio físico e espiritual


Eliane Contreras | Apr 19, 2021

As flores e ervas aromáticas escondem segredos surpreendentes: além de oferecer sabor, aroma e muitas propriedades medicinais, podem ser usadas em banhos energéticos, capazes de dissolver fluidos desfavoráveis. “Os nossos ancestrais já utilizavam plantas que, hoje, têm as propriedades terapêuticas comprovadas pela ciência e, que, portanto, podemos consumir ou usar em banhos energéticos com tranquilidade”, explica o erveiro Gregory Bogossian, da Dona Flora, pequena empresa especializada em banhos de ervas, em São Paulo.    

A energia vital das ervas

Para o preparo dos banhos energéticos, o erveiro prefere as ervas frescas, que preservam quase a mesma quantidade (75%) de água que o nosso organismo. “Esse fator aquático é capaz de facilitar a conexão do nosso corpo com a energia vital da erva”. Mas, dependendo da planta, Gregory não dispensa a versão desidrata, até porque muitas delas são sazonais. “A camomila só floresce na primavera e no verão. Por isso, nas outras duas estações, utilizo as flores secas, sempre que preciso preparar um banho calmante”. Ainda de acordo com Gregory, toda erva tem qualidades e  defeitos, luz e sombra, além de um propósito de vida; e ele respeita todas elas. “As ervas são como nós, seres humanos. Precisam de espera, cuidado, amor e doação”.

Conexão com a planta

Quem houve Gregory falar sobre seu trabalho como erveiro, sente que existe uma relação de amor entre ele e as plantas, além de uma sensibilidade acima do normal na hora de escolher a combinação de ervas para os banhos que costuma preparar para seus clientes: energizante, de limpeza ou de amor (um dos mais pedidos). Ele atribui essa facilidade aos muitos anos (mais de 25) de estudo. “Sempre pesquisei sobre o assunto, passei uma temporada em uma tribo indígena e, durante a pandemia, me aprofundei ainda mais em entender a energia vibracional de cada erva”. E avisa: as plantas precisam ser usadas com cuidado, especialmente aquelas recomendadas para limpeza energética.  

Várias ervas no mesmo banho

Num mesmo banho, Gregory combina muitas ervas, mas sempre em número ímpar: 7, 5, 3, 1. Outro cuidado é saber se a infusão não vai desequilibrar os chakras. “Banhar a parte do corpo onde fica o chakra coronariano (localizado em cima da cabeça) com uma erva que não é indicada para isso, pode deixar a pessoa mais desequilibrada energeticamente do que antes do banho”, alerta. Aliás, as ervas de limpeza (ou ervas quentes), como alecrim, guiné, arruda, espada de São Jorge e pinhão roxo, entre muitas outras, devem sempre ser usadas do pescoço para baixo.

Já as ervas mornas e frias, entre elas o manjericão, não apresentam esse risco: as infusões feitas com elas podem ser usadas no corpo todo, inclusive na cabeça, sempre no enxague final. “Um manual com instruções de uso segue para os clientes da Dona Flora junto com os banhos que, por serem feitos quase sempre com ervas frescas, sem a adição de conservantes, devem ser conservados na geladeira e usados dentro do prazo de validade, ou seja, até sete dias a partir da data da preparação”.

Frequência dos banhos

Quando a infusão combina ervas de limpeza, consideradas  quentes, para dissolver energias capazes de desequilibrar as emoções, trazendo ansiedade, tristeza e angústia, e outros setores da vida, Gregory recomenda repetir o banho depois de 10 ou 15 dias. “No caso de infusões feitas só com ervas frias, como o manjericão, um equilibrador por excelência, o banho pode ser repetido com mais frequência, até mesmo em bebês”.

Horário do banho

Banhos de limpeza e descarrego: indicados à noite, antes de deitar, do pescoço para baixo. Feitos com ervas fortes (quentes), agem energeticamente por um período de oito horas e, portanto, não devem ser usados durante o dia, muito menos antes do trabalho. Podem induzir ao sono profundo com possíveis pesadelos. No dia seguinte pela manhã, um novo banho, mas desta vez com ervas equilibradoras para equalizar a energia e o padrão vibracional e, assim, vivermos a vida linda que merecemos ter.

Banhos personalizados

Os kits da Dona Flora são personalizados, preparado a partir das queixas e relatos de cada pessoa, e podem  trazer um terceiro banho para ser usado na segunda manhã do “tratamento”. Geralmente, é feito com ervas femininas para quem precisa estimular feminilidade, amor e sensibilidade; ervas masculinas para quem necessita de mais firmeza; ou ainda banhos de flores, de assento.

Os banhos são entregues prontos, em pequenas garrafas de vidro (e sempre com um mimo a mais: um sabonete de glicerina e erva, um incenso de ervas). Mas, para quem quiser preparar suas próprias “poções” energizantes, o erveiro dá algumas dicas: “Use ervas frias ou mornas, como manjericão, pitanga, boldo, alecrim, salvia. As ervas são maravilhosas e precisamos aprender a usá-las mais vezes em nosso favor”, aconselha Gregory.

Benefícios da pitanga e do manjericão

Se você andar uma quadra a pé pelo seu bairro, tem grande chance de encontrar uma pitangueira (ou várias delas) que nasceu de uma semente levada por um passarinho e que a natureza cuidou para que ela crescesse alí. Já o manjericão, pode ser plantado num vaso próximo a uma janela que entre sol de 4 a 5 horas por dia. Regue todos os dias, pois é uma erva que gosta de bastante água. 

Efeito energético da pitanga: “é uma poderosa movimentadora de energia; ideal para tirar pessoas do comodismo”.

Efeito energético do manjericão: “erva equilibradora por excelência; se tiver ela em casa, tome um banho agora!”.

Como fazer a infusão  

Em uma panela funda, ferva água e desligue o fogo. Pegue um bom punhado de folhas de pitanga ou de manjericão, vá macerando com as mãos, jogando na água e fazendo seus pedidos. Cubra um pano branco limpo e deixe esfriar naturalmente. Coe as folhas e, no último enxague do banho, jogue a infusão no corpo todo, da cabeça ou do pescoço para baixo, como preferir.

MATÉRIAS RELACIONADAS

ERVAS AROMÁTICAS: ANTES, DURANTE OU DEPOIS DO COZIMENTO?

ERVAS E ESPECIARIAS ALIVIAM DORES EM OUTRAS CAMADAS

FITOTERAPIA: O PODER MEDICINAL DAS PLANTAS