PÉ NO CHÃO

ANDAR DESCALÇO FAZ MUITO BEM À SAÚDE

A CONEXÃO COM O SOLO RELAXA E REFORÇA O SISTEMA IMUNOLÓGICO


Eliane Contreras | Aug 14, 2019

Quando foi a última vez que você andou sem tênis, sapatos ou chinelos na terra, na areia ou na grama? Muitas vezes, passamos semanas, meses e até anos sem o contato direto com o chão. De fato, a vida na cidade tem nos afastado dessa conexão com a natureza e, com isso, perdemos a chance de relaxar e aumentar a sensação de bem-estar. Diversos estudos afirmam mais: botar o pé no chão não só reduz a tensão como traz muitos outros benefícios à saúde.

Segundo uma pesquisa publicada no site científico NCBI, a carga de elétrons presentes no solo penetram no nosso corpo, através dos pés descalços, e teoricamente agem como antioxidantes que destroem o excesso de radicais livres. Os resultados vão desde a redução de processos inflamatórios e dores musculares até a melhora do sono, além de funcionar como tratamento para o stress crônico e alterações relacionadas aos sistemas nervoso e endócrino. A saúde do coração também é favorecida, de acordo com uma outra pesquisa publicada no The Journal of Alternative Complementary Medicine. Os estudiosos acreditam que isso ocorra porque os tais elétrons amenizam a viscosidade do sangue, o que também ajuda na circulação, dos pés à cabeça.

Mesmo na correria do dia-a-dia, é possível você se beneficiar do contato dos “pés no chão”. Em um artigo publicado no site ativista Collective Evolution, especialistas explicam que calçados de borracha e de plástico, assim como solos de asfalto, madeira e vinil, isolam os elétrons com poder antioxidante. Mas, se usar sapatos com solado de couro ou couro vegano, você pode obter os efeitos positivos do “aterramento”, e não tem obrigatoriamente que pisar na terra — pode ser na grama, na areia, em piso de cerâmica e até concreto.

TIRE OS SAPATOS ANTES DE ENTRAR

Retirar o calçado ainda na porta de casa é um hábito asiático milenar, mas já chegou ao ocidente. E, nesse caso, o objetivo não é apenas fazer com que os pés funcionem como “fio-terra”, mas evitar que as pessoas levem para dentro as bactérias da rua, que não são poucas. Pesquisas mostram que a sola dos sapatos é mais suja do que o piso de sanitários públicos, com cerca de 2 milhões de microrganismos — alguns capazes de acarretar problemas intestinais e estomacais e diarreia; outros que podem provocar infecção respiratória com risco de progredir para asma ou  bronquite. Portanto, fique com os pés descalços assim que chegar em casa e, sem constrangimento, sinalize para que as visitas façam o mesmo. É confortável, principalmente se estiver calor. 

A medicina chinesa dá mais um motivo para você tirar os sapatos, sempre que possível. Os pés têm terminações nervosas que correspondem a todos os nossos órgãos e, por isso, em contato direto com o chão, ativam todo o corpo, deixando-o mais desperto e energizado. Se você pisar na terra ou areia, melhor ainda. São materiais que se moldam aos pés, massageando-os. Para ter uma ideia, as crianças que, desde muito pequenas, andam livres em terrenos irregulares, correm menos risco de ter pé chato. Isso porque as superfícies irregulares favorecem a formação natural da arcada do pé. Também melhora o equilíbrio, a postura, a estabilidade e a coordenação motora; e tudo isso aumenta a segurança ao caminhar.

PEZINHOS DESCALÇOS  

Dar os primeiros passos descalços ainda aguça o tato, as sensações de texturas e temperaturas, o que é importante para a atividade cerebral e o desenvolvimento da criança. Para os pais preocupados com vírus e bactérias, os especialistas avisam que, sem sapatos, os pés dos pequenos não transpiram tanto e, por isso, ficam menos suscetíveis ao aparecimento de micoses, frieiras e fungos. E, como o sistema imunológico fica mais resistente, gripe e resfriado são menos frequentes. Cuidado apenas para que o terreno não esteja infectado com cocô e xixi de gato e cachorro,  água de esgoto ou algo parecido. Outra recomendação é calçar o tênis na hora de jogar bola ou praticar qualquer outro esporte que possa lesionar os pés — isso vale para crianças e adultos. No mais, tire os sapatos e relaxe!