Prêmio Melhores ONGs

AMIGOS DO BEM: MELHOR ONG DE 2020

Prêmio deste ano também destaca organização não governamental de ação e educação socioambiental  


eliane contreras | Dec 14, 2020

A cerimônia do Prêmio Melhores ONGs deste ano aconteceu na versão online, no dia 10/12, transmitida no Youtube e canal Futura. Entre todas as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2020, a Amigos do Bem ganhou como a melhor do ano. Também houve, pela primeira vez, premiação para as dez melhores de pequeno porte, e o destaque ficou para o Centro Cidadania – Ação e Educação Socioambiental. 

Foto para divulgação: ONG Amigos do Bem

Amigos do bem

Criada há 25 anos por um grupo de amigos em São Paulo, liderado pela empresária Alcione Albanesi, a Amigos do Bem ajuda pessoas em situação de miséria no sertão nordestino. A primeira ação, em 1993, foi arrecadar alimentos, roupas e brinquedos para proporcionar um Natal diferenciado para aquelas famílias. Com o passar dos anos, a iniciativa ganhou força e se tornou um projeto de transformação, que hoje conta com mais de 10 mil voluntários para atender mensalmente cerca de 75 mil pessoas oferecendo incentivo na educação, trabalho, água, moradia e saúde. Hoje o Amigos do Bem Instituição Nacional Contra a Fome e a Miséria representa um dos maiores grupos sociais ativos no país.

Concentrados na cidade de São Paulo, os voluntários se dividem em 118 grupos de trabalho e participam de atividades diversas, como arrecadações e distribuições mensais de alimentos, triagem de doações e restauração de brinquedos. Além disso, eles viajam todos os meses para acompanhar de perto os projetos no sertão nordestino. Por ano, são mais de 325 mil horas dedicadas à tarefa de fazer o bem.  

Centro Cidadania

Apoia a geração de renda, a mobilização social e o desenvolvimento sustentável no sertão da Paraíba e de Pernambuco, protegendo toda forma de vida. A ONG também procura construir espaços de vivência plena, diálogo e solidariedade para com as pessoas e grupos em situações de vulnerabilidade e exclusão.

A premiação

A premiação tem como missão reconhecer e divulgar as ONGs do Brasil que mais se destacam no ano pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência e, com isso, incentivar a decisão de doação das pessoas em tempo e dinheiro. A participação na seleção Melhores ONGs é aberta e gratuita para todas as associações e fundações sem fins lucrativos, qualquer que seja o porte e local de atuação no país. 

Em 2020, 670 organizações se inscreveram no Prêmio, uma parceria entre o Instituto Doar, a agência de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos e Ambev, com respaldo técnico de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apoio da Fundação Toyota do Brasil. A equipe julgadora é formada por professores, doutorandos, mestrandos da FGV, jornalistas e lideranças sociais. 

Outra novidade na premiação deste ano: a criação de uma plataforma para ajudar as ONGs vencedoras a captar doações. Qualquer pessoa pode entrar e doar diretamente para qualquer uma das 100 ONGs vencedoras (a lista completa deste ano está disponível no site melhores.org.br). 

“O Prêmio Melhores ONGs é o nosso presente para todos que atuam, são voluntários ou doam para as organizações”, afirma Cássia Christe, diretora executiva do Mundo Que Queremos. “Sabemos como são difíceis as condições para operar, enfrentando todo tipo de obstáculos. Mesmo assim essas organizações estão aí, persistindo, dando a sua contribuição para o país, para cada um de nós, independentemente de sua área de atuação. Precisamos sempre celebrar e agradecer o empenho das ONGs, que são fruto da boa vontade de cidadãos que se juntam para realizar um trabalho em benefício dos outros, com generosidade".

ARTIGOS RELACIONADOS

5 Ideias de Presentes de Natal com causa