HIGIENIZAÇÃO CORRETA

ÁGUA SANITÁRIA: CUIDADO COM O EXCESSO

Uma pequena quantidade do produto é suficiente para combater o coronavírus


Eliane Contreras | Apr 21, 2020

Lavar bem as mãos e desinfetar objetos como chaves, maçanetas, óculos e celular são medidas básicas de higienização para proteger você e sua família contra o coronavírus. Lembre também de redobrar a limpeza do piso da sua casa e deixar os sapatos do lado de fora.

Quais são os produtos de limpeza indicados? Além de água e sabão e álcool gel para as mãos, o Conselho Federal de Química (CFQ), a partir das orientações recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda água sanitária diluída em água para objetos e superfícies. É uma opção mais barata ao álcool 70%, cada vez mais difícil de ser encontrado no mercado. Mas atenção: uma concentração pequena do produto (de 50 a 100 mililitros para um litro de água) é suficiente para desinfetar e matar o vírus, segundo informações registradas no site www.cfq.org.br.

A água sanitária pura, como muitas pessoas costumam usar, é prejudicial à saúde e não tem efeito contra o coronavírus. A substância que extermina o vírus, segundo químicos do Conselho, é o ácido hipocloroso que não existe em pH tão alto como o da água sanitária pura.

Primeiro passo é ler no rótulo se a concentração de cloro ativo é de 2% a 2,5%. Então faça a diluição.

25 ml de água sanitária para 1 litro de água. Use para higienizar superfícies e objetos diversos como mesas, potes de metal e vidro, maçanetas, embalagens de produtos. Aplique com um borrifador ou um pano limpo umedecido com a solução. Não use em aparelhos eletrônicos (celular, computador, tablet).

50 ml de água sanitária para 1 litro de água. Use para higienizar pisos, áreas abertas, sanitários e solas de sapato. Como é uma solução mais concentrada, proteja as mãos com luvas para aplicá-la. A mesma solução pode ser usada para umedecer um pano limpo, em substituição ao tapete na porta de entrada, para limpar os sapatos. Mantenha o pano sempre úmido.    

Cuidados importantes: guarde a solução em uma garrafa com tampa. Cole uma etiqueta identificando a mistura e armazene em um lugar protegido do sol, fora do alcance de crianças. Retire apenas na hora de usar.