atividade física

A importância do exercício para o sistema imunológico

Saiba porque você deve incluir atividade física regular como meta de 2022


Eliane Contreras | Jan 17, 2022

Faz parte da tradição de Réveillon elaborarmos listas com metas para o novo ano. As áreas contempladas vão desde a profissional e financeira até a de amizades e relacionamento amoroso, mas para conseguirmos realizar nossos objetivos, também precisamos cuidar da saúde, especialmente neste momento em que as bactérias e os vírus estão testando intensamente nosso sistema imunológico. Portanto, vacinas em dia e alimentação anti-inflamatória devem ser os dois primeiros itens da lista para 2022; seguidos da prática regular de exercício físico.

A prática de atividade física é importante para a imunidade, pois ajuda a aumentar o número de linfócitos no organismo, células responsáveis pela nossa defesa, e que tem como função destruir vírus e bactérias. 

“O exercício regular atua como agente imunomodulador, ou seja, age equilibrando a resposta das células imunes contra invasores, como o coronavírus, detendo a infeção ou minimizando os sintomas”, explica o professor Fabrício Souto, no Jornal da Biomedicina.

O exercício pode intensificar resposta imunológica à vacina da covid-19

Mais um motivo para você abandonar o sedentarismo ainda neste começo de ano: um estudo recente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) mostrou que exercitar o corpo aumenta o tempo de imunização das vacinas contra o Sars-CoV-19. 

Em entrevista ao Jornal da USP, o primeiro autor do artigo, Bruno Gualano, professor do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e especialista em fisiologia do exercício, explica que a imunogenicidade persistente (capacidade da vacina provocar resposta imune a longo prazo), de 748 pacientes do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), foi avaliada seis meses após ter acontecido a vacinação completa e “aqueles que eram fisicamente ativos exibiram taxas de soropositividade (presença de anticorpos contra o coronavírus) mais elevadas do que os inativos”.

Com que frequência você deve se exercitar 

Fazer atividade física traz ainda benefícios para os músculos, as articulações, o fôlego e o coração, além de melhorar a produção de uma série de hormônios, o que faz o nível de energia no corpo aumentar, melhorando a disposição e a sensação de bem-estar. 

O exercício também vale como terapia, uma vez que, durante a prática, você se desconecta dos problemas e foca em si mesma(o) – é um momento só seu, de autocuidado, reduzindo os riscos de depressão, ansiedade e estresse. Mas tem um ponto essencial: a frequência. A recomendação é de 150 a 300 minutos de atividade física por semana. Puxado? Nem tanto. Caminhar em intensidade moderada, de 30 a 40 minutos por dia, já é considerado um bom exercício, ou seja, uma meta fácil de ser cumprida e que você pode começar ainda agora!