APLICATIVOS VEGGIE

9 APPS PARA VEGETARIANOS E VEGANOS

Selecionamos apps para quem segue (ou quer seguir) um estilo de vida veggie


Redação | Mar 04, 2020

O mercado vegetariano/vegano vem crescendo exponencialmente e a tecnologia tem ajudado os adeptos a ingressarem nesse estilo de vida. Existem aplicativos para quase tudo: tirar dúvidas sobre a dieta, checar se um produto veggie é realmente livre de ingredientes de origem animal, pesquisar endereço de restaurantes e até encontrar um parceiro/a que não come carne. Confira aqui nove apps (a maioria gratuito) aliados de quem é vegetariano/vegano ou apenas se preocupa com uma vida um pouco mais saudável. 

HAPPY COW (restaurantes)

Imagine descobrir restaurantes próximos com opções vegetarianas, veganas e sem glúten, não importa o lugar do mundo que você esteja. Essa é a ideia do Happy Cow. A busca é feita com base na localização e no tipo de comida. O app também mostra lojas que oferecem alimentos saudáveis e informa o horário de funcionamento. O usuário pode publicar fotos e review dos estabelecimentos e da comida. Disponível para Android e IOs. 

VEG CHECK (alimentos)

Sabe quando bate a dúvida “será que esse cookie é vegano?”. Consulte o Veg Check. Basta direcionar a câmera do celular para o código de barras impresso na embalagem e, então, obter a resposta. A plataforma é colaborativa e compila dados a respeito da origem dos produtos e a adequação ao veganismo. App pago e disponível apenas para Android.

VEGGLY (relacionamento)

Quer uma ajudinha para encontrar um namorado/a que goste do mesmo tipo de comida que você e, de preferência, more por perto? Com o Veggly dá para conhecer pessoas vegetarianas e veganas em bairros próximos ao seu – assim, vocês podem sair para aquele date sem sofrer com a escolha do restaurante. O sistema é parecido com o do Tinder: os usuários do Veggly podem dar like, superlike e chamar seus matchs para conversar. Disponível para Android e IOs.

VEGAN SCANNER (alimentos)
Assim como o Veg Check, este app ajuda a investigar se o produto tem apenas ingredientes de origem vegetal. É apresentada uma análise bem detalhada de todos os itens do rótulo. Basta posicionar a câmera do celular para o código de barras. Você também pode ir na barra de busca e digitar os ingredientes dos alimentos que mais gosta. Disponível para IOs e Android.

VEGAN MAPS (restaurantes) 

Com este aplicativo, fica fácil e prático encontrar restaurantes e cafés veganos por perto. São cinco mil empresas participantes no app. Além disso, você pode sugerir, avaliar e compartilhar os endereços favoritos com seus amigos. Disponível para IOs.

THINK DIRTY (cosméticos)

A maioria das pessoas não sabe, mas muitos produtos de beleza podem causar alergia ou trazer outros prejuízos à saúde. O Think Dirty informa os possíveis danos oferecidos pelos ingredientes contidos nos cosméticos. O app ainda conta com o recurso "assistente pessoal", que  acompanha seus produtos favoritos e mantém a lista do seu nécessaire organizada. Para verificar a composição da máscara para cílios ou da perfume, é só digitalizar o código de barras ou escanear a embalagem. Se o produto pesquisado ainda não consta na lista do app, você pode enviar o código de barra para ajudar a ampliar o banco de dados. Disponível para IOs e Android

EWG's (cosméticos e alimentos)
Todos os dias, somos expostos a diferentes tipos de substâncias químicas presentes no ar, na água, nos produtos aplicados no corpo e rosto e até mesmo naqueles que ingerimos. O EWG’s aponta os ingredientes mais (ou menos) nocivos presente nos alimentos e cosméticos e, com isso, ajuda o consumidor a fazer escolhas sem tantos componentes tóxicos. O app fornece uma pontuação de um a dez (um é a melhor pontuação) para classificar a saudabilidade dos produtos. Disponível para IOs e Android.

VEGSAFE (cosméticos, alimentos, roupas)

Tem um conservante no molho de tomate que você não sabe se é de origem vegetal? Corre no Vegsafe para desvendar o mistério. O app tem uma lista gigante com aditivos alimentares, tecidos e componentes de beleza. A classificação é feito por cor: verde para vegano, laranja para os itens de origem animal, e vermelho se for de um bichinho. Disponível apenas em IOs.

BUNNY FREE (cosméticos) 

Revela se uma empresa testa os produtos em animais. O mapeamento ainda é apenas das marcas gringas de maquiagem, produtos de cabelo e higiene. Segundo o app, The Body Shop não usa os bichinhos, mas várias outras empresas ainda fazem esse tipo de teste. Os dados são retirados de relações do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals). Disponível para Android e IOs.

Ilustrações: Google Play ou APP Store