LONGEVIDADE

80 É O NOVO 60. VOCÊ ESTÁ POR DENTRO DO 'TSUNAMI PRATEADO'?

COMO SE PREPARAR PARA CHEGAR TÃO LONGE E COM TODA A QUALIDADE


DRA PATRÍCIA MELO* | Dec 10, 2019

Estamos diante do já chamado “Tsunami Prateado”, uma preocupação mundial com o aumento da faixa etária da população. A preocupação vem dos dados estatísticos que mostram que o aumento do número de idosos vem acompanhado de aumento na prevalência de doenças crônico-degenerativas, aumento da frequência de internações, aumento da preocupação sócio-econômica, pois os custos com a saúde aumentam assustadoramente.

Nesse contexto, os holofotes se voltam para a prevenção e promoção da saúde, bases da medicina funcional e da medicina integrativa, que de forma interdisciplinar promovem o autocuidado e o respeito a autonomia do indivíduo, com o objetivo de gerar bem estar.

E como alcançar a longevidade saudável?

Estudos atuais apontam para a principal causa do envelhecimento mal sucedido e elucidam um novo conceito: o INFLAMMAGING. O envelhecimento resulta em aumento de substâncias no organismo conhecidas como citocinas inflamatórias, que têm um potencial destrutivo e contribuem para o aparecimento de doenças, como as cardiovasculares, cânceres, diabetes, artrites, doenças autoimunes, fibromialgia e Alzheimer, através da inflamação crônica silenciosa que provocam.

O grande lance hoje é saber como podemos reverter o padrão inflamatório enquanto envelhecemos. E, por incrível que pareça, a arma mais poderosa nesse sentido são as nossas ESCOLHAS DO DIA A DIA, que compõem o ESTILO DE VIDA de cada um. Mas, vocês já repararam que SEDENTARISMO, OBESIDADE E O ALTO NÍVEL DE ESTRESSE tomaram conta do estilo de vida da maioria das pessoas? E o que eles têm em comum? Produzem inflamação e com o tempo... INFLAMMAGING.

Temos que aprender a reverter o padrão inflamatório enquanto envelhecemos. Para isso, listo a seguir 10 cuidados essenciais aos 60 para chegar com saúde aos 80:

1. Priorize alimentos ricos em fibras, nutrientes e fitoquímicos (comida de verdade). Vegetais coloridos devem compor 50% do prato. Varie os alimentos no dia a dia.

2. Diminua o consumo dos inflamatórios, ricos em farinhas de trigo, gorduras trans, açúcares e químicas presentes em tudo o que é industrializado, particularmente nos processados e ultraprocessados. Fuja dos refrigerantes, embutidos, requeijões, margarinas e produtos diets. Diminua também o consumo de leite animal e carnes vermelhas. Tente não adoçar as bebidas. Beba apenas água para se hidratar.

3. Aumente o consumo de alimentos ricos em ômega 3 (peixes como sardinhas e bacalhau, sementes de linhaça e chia) e consuma diariamente curcuminóides do açafrão da terra e flavonoides antioxidantes das frutas vermelhas, cacau, nozes e castanhas. Gergelim e chás verde e branco são potentes antioxidantes, mas cuidado com os excessos.

4. Lembre-se do exercício físico, grande aliado anti-inflamatório. No mínimo 150 minutos por semana. 

5. Priorize o sono de qualidade. Durma antes das 23h em plena escuridão.

6. Diminuir o estresse também ajuda muito e para isso existem técnicas maravilhosas, como a psicoterapia, yoga, meditação, acupuntura e muitas outras. Lembre de se dar pausas.

7. Evite álcool e tabaco, pois aumentam muito o estresse oxidativo e a inflamação.

8. A reposição hormonal individualizada para homens e mulheres não pode ser esquecida, pois Hormônio D (vitamina D), DHEA, Testosterona, Estogênios e Progesterona têm efeitos benéficos por serem potentes antiinflamatórios e protetores cerebrais. Existem também muitos suplementos nutricionais e fitoterápicos que podem ser grandes aliados na conquista da saúde

9. Cultive as relações sociais. Tenha amigos. Não se sinta sozinho.

10. Busque um sentido para sua vida e invista no autoconhecimento e espiritualidade. 

Mudar o estilo de vida está em nossas mãos. É nossa responsabilidade! Então, mãos à obra.

*Dra Patrícia Melo, nossa parceira, é ginecologista e obstetra. Atua com foco na Medicina Funcional e Integrativa, cuidando do equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.