Novos hábitos

6 HÁBITOS PARA UM 2022 MAIS SAUDÁVEL!

Confira o que você precisa incluir na rotina para um novo ano com mais energia


daniela cyrulin* | Dec 28, 2021

Sempre que entramos na contagem regressiva para um novo ano, começamos a pensar em quais serão nossas próximas metas. No último mês, o papo com meus pacientes foi “como podemos ser ainda mais saudáveis?”.  Sim, sempre dá para melhorar, até porque a ausência de doença não significa um corpo totalmente saudável.

Então, aqui vão minhas dicas para você ter ainda mais energia e disposição em 2022:

1. Adote uma alimentação anti-inflamatória – é importante para evitar processos inflamatórios responsáveis pelo surgimento de doenças diversas e ganho excessivo de peso. Nas suas refeições diárias:

COMA MAIS  

*Frutas e vegetais variados (inclusive leguminosas)

*Azeite, castanhas, abacate e outras fontes de gordura boa  

*Grãos e cereais integrais

*Temperos e especiarias

COMA MENOS

*Alimentos fonte de carboidrato refinado (massas, biscoitos) e glúten

*Carne vermelha (para quem ainda come carne vermelha)

*Laticínios em excesso

*Açúcar (o menos possível)

2. Diminua a exposição às toxinas e faça um protocolo detox de tempos em tempos. O excesso de substâncias nocivas, às quais temos contato diariamente, sobrecarrega o sistema natural de eliminação de toxinas do nosso organismo e, por isso, existe a necessidade de um suporte. Então sugiro você seguir um detox bem estruturado (só suco verde é pouco) a cada seis meses (quem ainda come carne e industrializados, recomendo a cada três meses). Para ser eficiente, o detox deve incluir alimentos de ação destoxificante e retirar os que têm efeito contrário (contribuem com mais toxina), além de durar no mínimo sete dias para que o corpo tenha tempo de passar por três fases: retirada de toxinas de dentro das células, conjugação das toxinas e eliminação.

Alimentos aliados do detox: crucíferas (brócolis, couve-flor, repolho, acelga) e muito líquido (água, smoothies e sopas).

Alimentos que contribuem com mais toxinas: carne, queijo, leite e qualquer outra fonte de proteína animal – a suspensão desses alimentos é importante para dar “um tempo” ao sistema digestório.

3. Beba água! Vale repetir essa recomendação porque muita gente lembra de ingerir esse líquido precioso só quando tem sede, ou seja, quando o corpo começa a ficar desidratado. Isso mesmo: sede é sinal de que já há indício de desidratação.

Carregue uma garrafa (evite a de plástico) a tiracolo. O mínimo recomendado por dia são 30 ml de água para cada quilo de peso corporal. Uma pessoa de 60 kg, por exemplo, precisa de quase 2 litros diários.

Você tem dificuldade de beber água? Saborize-a com rodelas de limão e gengibre; laranja, limão, gengibre e canela em pau; abacaxi e gengibre – ou faça a combinação desses ingredientes como preferir.

4. Cuide da higiene do sono: duas horas antes de ir para a cama, baixe as luzes da casa, desligue os aparelhos eletrônicos, evite comidas pesadas e bebidas estimulantes. Esse ritual ajuda você a ter uma noite reparadora, o que é essencial para reduzir processos inflamatórios. Outra boa dica é comer castanhas e banana mais no fim do dia ­– são alimentos que, consumidos nesse horário, ajudam a melhorar a qualidade do sono.

5. Movimente o corpo de maneira mais intensa todos os dias, no mínimo por 30 minutos. Assim como o sono, a atividade física desinflama o organismo.

6. Reserve momentos na agenda só para você e aproveite para  meditar ou fazer algo que relaxe a mente – o silêncio ameniza o estresse, o que também contribui para um corpo com menos inflamação.

Pronto, agora pode vir 2022. Com muita saúde para todos!