Decor

6 DICAS PARA DEIXAR A SUA CASA VEGAN-FRIENDLY

FOCO NA DECORAÇÃO VEGANA


Renata Losso | Aug 21, 2018

Em tempos de aquecimento global e conscientização dos males da exploração animal, o veganismo vem sendo uma alternativa mais ética de consumo como um todo: do que comemos à roupa que vestimos. O veganismo, afinal, não se trata apenas de uma dieta – embora ela costume ser o primeiro passo –, mas de um estilo de vida que pode se estender para muitas outras áreas de nossas vidas: da utilização de produtos de limpeza conscientes à preferência por objetos de decoração e itens de cama, mesa e banho veganos.

Confira nossas dicas:

Evite travesseiros e edredons feitos com penas de ganso. Embora esse tipo de material seja considerado nobre no mercado – além de serem bons isolantes térmicos –, não é preciso que uma ave sofra para que você durma bem. As penas, afinal, não caem naturalmente e a indústria costuma ser bastante cruel com estes animais.

Prefira tecidos de origem vegetal ou sintéticos. Lençóis de algodão ou linho são só algumas das opções do mercado que não incluem materiais de origem animal. Aposte nelas e lembre-se sempre de ler as etiquetas dos produtos para não encontrar nenhuma surpresa quando chegar em casa.

Evite almofadas com base de seda. A seda é obtida a partir da fibra que o bicho-da-seda produz para criar seu casulo antes de virar mariposa. Com isso, essas lagartas são criadas aos montes em fazendas industriais para que, quando cheguem na fase de transformação, tenham seus casulos tomados para que a seda que conhecemos possa ser produzida. Agora imagine a quantidade de lagartas necessárias para produzir apenas um quilo de seda: entre dois e três mil. E elas ainda são mortas no fim do processo. Portanto, trocar a já conhecida seda por seda de algodão ou fibra de ceiba, entre outros materiais, é o mais indicado.


Escolha tapetes de materiais sintéticos ou de base vegetal. A pele animal, por exemplo, já não faz falta no chão da sua casa. Tapetes de fibra sintética são conhecidos por sua resistência aos danos diários, por exemplo. Os de algodão também são práticos e atendem a diferentes gostos. Fibra natural e juta também são opções. Como você pode ver, há muitas alternativas que não incluam couro animal ou lã de ovelha.

Opte pelo “couro” vegetal de sofás e poltronas. Antes de tudo é preciso deixar claro que, no Brasil, somente produtos feitos com pele de animal podem receber a denominação de “couro”. Porém, para abrir um leque de possibilidades sobre materiais semelhantes ao couro em aparência e até textura, outros produtos acabaram se popularizando dessa forma. É o caso do “couro” sintético, por exemplo, que é produzido a partir de materiais na maioria das vezes advindos do petróleo. Já o “couro” vegetal é um material à base de látex natural extraído de seringueiras em um processo tradicional e sustentável.

Prefira velas feitas à base de soja. As velas convencionais do mercado costumam ser produzidas a partir da cera de abelha, uma secreção utilizada na produção de suas colmeias, ou da parafina, um material altamente poluente. Com as velas feitas a base de óleo de soja ou de palma, portanto, além de vegano você também estará sendo sustentável.