VITAMINA B12

DESCUBRA COMO A FALTA DE VITAMINA B12 PREJUDICA A SUA SAÚDE

CONHEÇA OS SINTOMAS QUE PODEM SURGIR E SE CUIDE


DRA PATRÍCIA MELO | Dec 05, 2018

Atualmente, muitas pessoas tem escolhido um estilo de vida vegetariano ou vegano. Nesse contexto, a vitamina B12 merece mais atenção, já que seus benefícios são incontestáveis para a nossa saúde física e mental.

A vitamina B12 é importantíssima para o nosso organismo, pois está envolvida em várias vias metabólicas fundamentais ao equilíbrio da nossa saúde, sendo elemento chave na:

Proteção e regeneração dos nervos e cérebro, protegendo a memória e prevenindo doenças neurológicas, como Parkinson e até demência.

Composição do sangue, impedindo a anemia megaloblástica ou perniciosa

Renovação celular, particularmente muscular, evitando câimbras e dores musculares

Renovação das mitocôndrias, importantes para a fabricação de energia

Síntese dos neurotransmissores (mensageiros químicos, como a Serotonina), que melhoram o humor e a atenção

Proteção e reparo do DNA, através de um processo chamado metilação. Quando esse processo não acontece, uma substância chamada homocisteína acumula no sangue, aumentando o risco para várias doenças crônicas, como por exemplo, as cardiovasculares e até o câncer. Em gestantes, oferece risco de má formação ao sistema nervoso do feto

Eliminação de toxinas através do fígado

Mas o ser humano não produz a vitamina B12 e depende da alimentação para suprir suas necessidades. Porém, ela está presente apenas nos alimentos de origem animal em quantidade suficiente para não levar a uma deficiência no organismo.

Pessoas acima dos 50 anos, vegetarianos e, particularmente veganos, podem ter deficiência de vitamina B12. Para saber se esse é o seu caso, preste atenção em alguns sintomas que podem surgir, como: falta de energia, dores musculares, fraqueza, falta de ar, batedeira no peito, sensação de dormência, sensibilidade diminuída a dor, visão turva, perda do equilíbrio, dificuldade de concentração, memória fraca, confusão mental, ansiedade e depressão.

Os sintomas são inespecíficos e reversíveis com a suplementação. O diagnóstico é simples, feito através de exames de sangue, como dosagem de B12, homocisteína e ácido metil malônico (menos utilizado, devido ao custo). Na dúvida se precisa da ajuda de suplementos ou ajustar a sua dieta, procure um médico e faça os exames necessários.