VEGFEST 2018: 4 DIAS DE CONTEÚDO E EXPERIÊNCIAS PARA VEGANOS E SIMPATIZANTES.

RICARDO LAURINO, PRESIDENTE DA SVB, CONTA TODAS AS NOVIDADES DESSA EDIÇÃO


Helen Almeida | Oct 01, 2018

Depois de quase 12 anos, o Vegfest está de volta a São Paulo e promete muitas novidades. O congresso que atualmente é um dos maiores eventos vegetarianos das Américas acontecerá de 10 a 14 de Outubro, sendo dia 10 o jantar de abertura e, a partir do dia 11, o início das atividades que vão desde palestras até uma feira vegana como entrada gratuita. Conversamos com Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) para saber tudo sobre o Vegfest 2018.

Desde a primeira edição do congresso, em 2006, até hoje, muitas mudanças aconteceram na sociedade brasileira. Inclusive, é notório o aumento do interesse dos brasileiros a cerca do vegetarianismo e veganismo. Em sua sétima edição, o evento busca não apenas refletir esse interesse como também fomentar a busca de informação sobre o tema.

“Em todas as edições, uma das características que o Vegfest teve foi mostrar o que tem de novo e reforçar, dar mais engajamento ou tirar dúvidas de pessoas que as vezes são simpatizantes e ainda não tem certeza e isso numa forma multiplicadora”.

Segundo Ricardo Laurino, todas essas mudanças também ficam claras, em se tratando do desenvolvimento dos profissionais ativistas do movimento que participam do congresso. “A cada ano que passa a gente percebe mais pessoas com conhecimento acadêmico, conhecimento de causa e experiências próprias. Então, desde de medicina, nutrição, direito, filosofia, ativismo e todas as partes que a gente pensa e que fazem parte do movimento se desenvolveram muito e a gente pode realmente demonstrar isso no evento”.

Uma das grandes apostas do Vegfest 2018 é uma feira vegana com entrada gratuita, que deve ser a maior desde a primeira edição e uma das maiores do Brasil. Além de contar com mais de 130 expositores, yoga, atividades de relações humanas e música, o evento traz uma notória novidade:

“A gente vai ter muitas atividades colocando esportistas veganos para demonstrarem seu trabalho. Então, bodybuilders, o pessoal do BMX, o pessoal que faz Crossfit, jogadores de volei da seleção brasileira veganos, todos vão demonstrar um pouco do trabalho e não só falar do esporte deles. Vai ter parede de escalada, vai ser muito bacana”

Com expectativa de que milhares pessoas passem pelo local durante os quatro dias de evento, o Vegfest está preparado para receber a todos e mostrar as opções e possibilidades, tanto no setor alimentício, quanto nas áreas relacionadas a vestuário, cosméticos e muito mais. Além de tudo, Ricardo Laurino conta que o evento não perderá a oportunidade de mostrar as facilidades aderir ao veganismo. “É uma grande oportunidade de as pessoas conhecerem e, muito mais do que conhecerem, perceberem como é fácil você aderir e você caminhar em direção ao veganismo e em direção a esse novo conceito de consumo e da nossa relação com os animais e o planeta. Então vai ser muito interessante”

Uma das preocupações do Vegfest é transformar o discurso vegetariano e vegano em algo acessível para todos. Essa acessibilidade de acordo com o presidente da SVB, passa pela questão financeira, mas vai muito além dela. Segundo ele, necessário garantir que as pessoas encontrem no mercado opções de produtos veganos para adquirir, lidar com as regionalidades de um país tão grande quanto o Brasil, além de mostrar que não é preciso fazer grandes mudanças e que pode ser agradável fazer a escolha de aderir ao veganismo.

“Essa é uma das grandes visões que a gente tem de tranformar o vegetarinismo e o veganismo algo próximo de todos independente da realidade do dia a dia das pessoas. Isso é a forma que a gente tem de fazer com que se cresça cada vez esse nosso movimento”.