CRUDIVORISMO

URBAN REMEDY: SEU ALIMENTO TAMBÉM FUNCIONA COMO REMÉDIO?

ENQUANTO ELES FOREM VEGETAIS, CRUS E FRESCOS, PARECE QUE SIM.


Renata Losso | Sep 03, 2018

Você já ouviu falar sobre alimentação viva? Trata-se de uma alimentação que inclui somente o consumo de alimentos vegetais crus, daquele mesmo jeito que vêm à terra: naturais, coloridos e frescos. Seus seguidores são conhecidos como crudivoristas e, assim como a Urban Remedy Brasil,  franquia californiana que proporciona alimentos vivos e nutritivos a seus clientes, vão contra a corrente da indústria alimentícia moderna – essa que mantém muitos carrinhos de supermercado cheios de alimentos processados, colocados em caixinhas e acompanhados de conservantes, já que precisam durar o maior tempo possível nas prateleiras antes de serem finalmente consumidos.

A franquia chegou ao Brasil em 2013 e tem como objetivo oferecer “comida de verdade”. É o que nos conta Juliana Loureiro, co-fundadora e CEO da marca no país:

“A gente não entende que um produto que está há um mês na prateleira ainda é um alimento; aquilo não tem mais nada para oferecer ao nosso organismo”.

Pensando bem, é realmente difícil de entender: de acordo com Juliana, até mesmo o cozimentos dos alimentos já ocasiona a perda de nutrientes dos alimentos – então imagine o processamento deles.

“A maioria das vitaminas são sensíveis ao calor e as enzimas, necessárias para milhões de funções do nosso organismo, só sobrevivem a temperaturas como as do nosso corpo”, comenta Juliana.

Isso quer dizer que, de acordo com ela, o cozimento não agrega nenhum valor nutritivo, o que nos leva à seguinte pergunta: você come verduras cruas o suficiente ou sai cozinhando todas as verduras que encontra no mercado ou na feira? Talvez sua alimentação não esteja sendo capaz de ter o poder preventivo que tem para a nossa saúde.

Fazendo combinações de sucos prensados a frio e oferecendo pratos com plantas recém-colhidas, a Urban Remedy Brasil busca que seus produtos não percam nenhum de seus poderes – aqueles capazes de prevenir o nosso corpo de problemas que o tornem menos saudável do que deveria. Por isso que cada um dos 30 sabores de sucos vivos têm, por exemplo, seus benefícios claros: de antioxidantes a antiinflamatórios. Vale ressaltar que esses sucos também oferecem mais verduras do que frutas em suas composições, já que as as verduras garantem muitos nutrientes de uma só vez, ou seja: o mais indicado para a saúde.

“Suco de fruta puro não é muito saudável, a frutose em excesso não só engorda como é tóxica para o fígado”, revela Juliana.

O ideal, portanto, é apenas comer frutas em vez de tomá-las, garantindo o consumo das fibras que elas oferecem ao nosso corpo.

Segundo a escolha de cada consumidor, os sucos da marca podem ainda compor a combinação necessária para uma dieta líquida. O Kits Detox, por exemplo, oferecem a oportunidade para você não passar o dia mastigando – o que, de acordo com Juliana, pode ser nocivo para o organismo, isso porque “o organismo digestivo não para de trabalhar e toda a energia do seu corpo vai para ele”. Assim, embora a desintoxicação do seu corpo esteja sempre acontecendo, ela nunca é totalmente eficiente. O jejum líquido, portanto, dá um descanso para o organismo, possibilitando-o de “tirar o atraso” da desintoxicação e devolvendo o equilíbrio para as funções do corpo. Com essa estratégia você acaba garantindo até melhoras cognitivas: “Nossos antepassados praticavam jejum para terem mais clareza mental”, acrescenta Juliana.

Entre os sucos prensados a frio e alimentos desidratados – que ainda caracterizam uma comida viva –, Juliana também comenta com a VegMag os ingredientes mais utilizados nas receitas da marca: pepino, salsão e limão. “São três ingredientes-base que a gente costuma colocar por terem benefícios incontáveis”, afirma ela. A regulagem da pressão arterial, a eliminação de líquidos do corpo e a diminuição da acidez do estômago estão entre esses benefícios.

Quando questionada por alimentos que não costumam ser explorados na alimentação dos brasileiros, Juliana também é assertiva: raiz de bardana e folhas de dente-de-leão. Ambos, segundo ela, são fantásticos para purificar o sangue e melhorar a função do fígado.

Mas o ideal é que as pessoas comam alimentos que completem todas as cores do arco-íris. “Cada pigmento tem nutrientes diferentes, então a ideia é comer todas as cores”, ressalta. Entre tantos benefícios que verduras e frutas podem oferecer, a filosofia da Urban Remedy Brasil inclui ainda uma nutrição funcional, já que os ingredientes que a marca oferece são naturalmente funcionais. “Nosso trabalho é fazer uma combinação de nutrientes num mesmo produto para dar maior densidade produtiva a eles”, afirma Juliana. Por exemplo: enquanto a cúrcuma tem poder antiinflamatório, analgésico e antibacteriano, entre outros benefícios para a saúde, a pimenta-do-reino pode ajudar o corpo a absorver todas as propriedades que a planta oferece. Diante disso, a Urban Remedy Brasil nos deixa com uma dúvida: quem precisará de medicamentos básicos quando todos descobrirmos que os alimentos que consumimos são, sim, nossa principal fonte de saúde?