DIA DO CONSUMO CONSCIENTE

TRANSFORME O CONSUMO CONSCIENTE EM UM HÁBITO

COMO E POR QUE FAZER ISSO POR VOCÊ, PELO OUTRO E O PLANETA.

 


Eliane Contreras | Oct 15, 2020

Já se deu conta do poder que você tem como consumidor e quanto suas escolhas podem interferir no bem-estar de outras pessoas e do planeta? Muita gente refletiu sobre o assunto neste período de pandemia. Ficar mais tempo dentro de casa fez com que as pessoas percebessem o excesso de lixo que geramos no dia a dia. A partir disso, muitas passaram a comprar apenas o essencial e aguçaram a percepção para melhores escolhas no supermercado, procurando saber de quem estão comprando, além de evitar os produtos com excesso de embalagens. 

Se tudo o que você fez foi priorizar o comércio do bairro e levar saquinhos retornáveis para os produtos vendidos à granel, ótimo. São atitudes que contribuem com menos lixo plástico e ajudam o pequeno comerciante a manter seu negócio, além de reduzir a emissão de CO2 com o transporte de alimentos; e isso tudo possibilita um mundo mais sustentável. Aqui mesmo já publicamos outras práticas sugeridas pelo Instituto Akatu que todos podem adotar pensando no coletivo e no planeta. Porém, melhor do que realizar grandes mudanças, é transformar o consumo consciente em um hábito.

No Dia do Consumo Consciente, comemorado hoje (15/10), vale também relembrarmos as seis perguntas do consumo consciente:

1.Por que comprar?

2.O que comprar?

3.Como comprar?

4.De quem comprar?

5.Como usar?

6.Como descartar? 

VAI COMPRAR UM PRESENTE?

Se precisar comprar eletrônicos, roupas ou um presente mais elaborado, busque empresas com responsabilidade socioambiental. Seguem duas sugestões para encurtar esse caminho, mas não deixe de pesquisar mais e sempre evite o impulso de comprar o que você não precisa.

- Procure empresas certificadas no sistema B, ou seja, organizações que oferecem produtos e serviços com validação de especialistas em impacto socioambiental.  

- O Mercado Livre organizou uma aba para produtos com impacto positivo, inclui desde alimentos orgânicos e beleza sustentável até composteiras e equipamentos de energia solar.