Sobremesa de origem italiana, o tiramisu é feito com ovos, açúcar, café e queijo mascarpone. A chef de gastronomia funcional Amábile Kolenda, sócia-fundadora do espaço Una Create, em Portugal, desenvolveu uma versão vegana, igualmente deliciosa.
Algumas das histórias em torno do tiramissu é que foi criado nos finais do século XVI por pasteleiros de Siena para que o Duque da Toscana, Cosme III de Médicis, em visita à cidade, guardasse uma boa recordação da região. Deu certo! Até hoje o doce é símbolo da autenticidade e simpatia italianas, e não tem data para ser consumido – vai bem em qualquer época do ano.
Mas vamos combinar: o tiramissu parece ter sido criado para as festas de fim de ano, especialmente a receita da Amábile, feita com panetone. Anote os ingredientes e confira o modo de fazer.
TIRAMISSU VEGANO COM PANETONE
Ingredientes
Para o creme
*500 g de tofu macio
*2 colheres (sopa) de limão
*11/2 xícara (chá) de castanha de caju crua hidratada (deixe na água de um dia para o outro e escorra)
*2/3 de xícara (chá) de açúcar demerara (ou agave)
*1 colher (chá) de extrato de baunilha
Para a montagem
*1 xícara (chá) de café pronto
*Fatias grossas de panetone vegano (escolha uma marca de sua preferência)
*Cacau em pó
Modo de fazer
Bata todos os ingredientes do creme até obter um creme liso. Reserve.
Coloque o café num recipiente fundo e mergulhe o panetone rapidamente (apenas para umedecer).
Monte o tiramissu: em um refratário, coloque metade do creme e, em seguida, distribua uma camada do panetone. Cubra com o restante do creme. Polvilhe com o cacau e leve à geladeira no mínimo por 2 horas. Sirva geladinho.
Rendimento: de 8 a 10 porções.