Acredita-se que comer lentilha na noite do Réveillon traz boa sorte financeira no novo ano. Isso porque a forma achatada da leguminosa está associada a moedas. Então, bora manter a tradição. Mas vale preparar uma receita diferente (vale, né!?), que, além de sabor (e sorte!), acrescenta uma dose de proteína vegetal à ceia. E que ela não falte na sua mesa ao longo de 2020!
Ingredientes
2 ½ xícaras (500g) de lentilha crua (deixe de molho na água por 12 horas)
10 dentes de alho amassados
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
2 cebolas grande bem picadas
2 pedaços (4 cm) de alga kombu picada fininha (opcional, faz bem para a digestão)
6 folhas de louro
Pimenta-do-reino a gosto moída na hora
1 colher (chá) de alecrim desidratado e moído (ou de ervas de Provence)
1/2 colher (sopa) de canela em pó
De ½ a 1 colher (sopa) de sal marinho
1 ½ xícara (chá) de água quente
1 colher (sopa) de curry em pó
3 colheres (sopa) de sementes de mostarda
4 xicaras (chá) de espinafre (ou outra verdura de sua preferência)
2 xícaras (chá) de farinha de amêndoas torradas no forno
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
3 colheres (sopa) de mostarda de dijon
10 gotas de tabasco
Farinha de amêndoas crua para finalizar
Modo de fazer
Em uma panela grande, refogue metade do alho com metade do azeite até dourar bem. Adicione a cebola, a alga kombu (opcional), o louro, a pimenta-do-reino, o alecrim e a canela. Refogue de 5 a 10 minutos ou até começar a caramelizar. Escorra e lave bem a lentilha e junte no refogado. Acrescente parte do sal e a água quente. Deixe no fogo por cerca de 10 minutos ou até que a lentilha esteja cozida, macia e quase sem líquido. Retire as folhas de louro e reserve.
Em uma frigideira, refogue o restante do alho com o restante do azeite. Adicione o curry, as sementes de mostarda e um pouco do sal. Junte o espinafre (ou outra verdura de sua preferência) e refogue de 2 a 4 minutos ou até que a verdura fique macia e incorporada à preparação. Reserve.
Doure rapidamente a farinha de amêndoa e misture no refogado da lentilha e verduras. Adicione o limão, a mostarda e o tabasco. Ajuste o sal e alguma especiaria que desejar acentuar o sabor.
Passe a mistura para uma fôrma para pão (20 cm de comprimento) untada com azeite. Pincele com azeite, polvilhe com um pouco da farinha de amêndoa e asse por 30 minutos (ou até formar uma crostinha) em forno preaquecido a 200 ºC. Espere esfriar por 20 minutos e desenforme com cuidado. Sirva com molho de frutas vermelhas, couli de manga ou chutney de figo diluído com um pouco de água.
Rendimento: 12 fatias.
Tempo de preparo: 1h30 (com o tempo de forno).
Patrícia Helu é nossa parceira especializada em culinária vegana e vegetariana.
Foto: Julia Guedes