pancs

TAIOBA: UMA PANC MUITO ESPECIAL

Saiba como identificar e preparar esse alimento que protege os ossos, o intestino e até o coração


Eliane Contreras | Jul 22, 2021

Folhas longas, largas e vistosas. A taioba (Xanthosoma sagittifolium) é uma planta tão exuberante que fica até difícil acreditar que ela pode ser consumida. A resposta é sim e tem propriedades nutricionais surpreendentes: “A taioba é uma Panc (planta comestível não convencional) que tem uma boa quantidade de cálcio e boro, minerais que formam uma dupla importante para os ossos. Isso porque o boro favorece a absorção do cálcio, além de evitar a excreção desse mineral pela urina aumentando a alcalinidade nos rins e, com isso, reduzindo o risco de cálculo renal”, explica a nutricionista funcional Valéria Paschoal, diretora da VP Centro de Nutrição Funcional.  

Foto: Portal Holanda

Adepta do uso das Panc para enriquecer o valor nutricional das refeições e melhorar a economia dos agricultores locais, a nutricionista destaca outros dois componentes da taioba que trabalham em conjunto: o cobre e o manganês; o ferro e a vitamina C. A primeira dupla aumenta as nossas defesas e melhora a pigmentação do cabelo, evitando os fios brancos que surgem por culpa do stress. A segunda, resulta em uma substância ferrosa semelhante a carne, que é melhor absorvida. Ah, a folha ainda tem proteína. Ou seja, a taioba é muito bem-vinda especialmente na alimentação dos vegetarianos.

De acordo com uma revisão de estudos feita pela nutricionista Elisa Jackix, também da VP, as fibras da taioba também são especiais, já que contribuem muito para a formação do bolo fecal evitando o acúmulo de toxinas no intestino e, consequentemente, o risco de câncer de cólon. Assim como os vários fitoquímicos da folha (especialmente os da família dos carotenóides), as fibras ainda previnem doenças cardiovasculares e obesidade.

Escolha a folha certa

Cuidado para não confundir a folha da taioba com a do inhame, que é bem parecida, porém tóxica. Como saber qual é qual? Na taioba, o caule e as nervuras são verdes e no inhame roxos. Verifique também a posição do caule: na taioba, ele fica na extremidade da folha e no inhame, no meio.  

Outro detalhe importante: a taioba deve ser aferventada para eliminar o excesso de oxalato, substância que atrapalha a absorção dos minerais e pode provocar a sensação de queimação nos lábios e na garganta. Também vale refogar ou assar, só não coma a folha crua. Para quem apresenta uma digestão lenta ou difícil, a nutricionista Valéria Paschoal recomenda retirar não só o caule como as partes mais rígidas; e consumir apenas as partes tenras da folha.

Plante a taioba em casa

De onde ela veio? Herbácea da família das aráceas, é originária da América do Sul e América Central, mas que se tornou comum na Ásia e África. No Brasil, embora apreciada em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, ainda é pouco difundida em outros estados.

Em alguns lugares, a planta nasce espontaneamente ou pode ser cultivada, inclusive no seu jardim, assim você tem a folha orgânica e fresca à mão. A taioba gosta de solo sempre úmido e rico em húmus (adubo orgânico).

Quando plantar? O ano todo, se você morar no Norte ou  Nordeste. Nas regiões Sul e Sudeste, a melhor época é de setembro a novembro; no Centro-Oeste, de setembro a fevereiro. Se preferir comprar, normalmente a taioba é encontrada em feiras orgânicas; e sempre vale a pena: é um alimento gostoso, nutritivo e muito barato, que pode ser usado em diferentes receitas, elaboradas ou simples, como este pesto de taioba.

PESTO DE TAIOBA

Ingredientes

De 2 a 3 folhas de taioba aferventadas, sem as partes rígidas

1 xícara (chá) de azeite

1 dente de alho

1 colher (chá) de suco de limão

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Salsa a gosto

Modo de fazer

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Ajuste os temperos.

Rendimento: 1 vidro grande (400 ml).