superingrediente

SUPERINGREDIENTE: AVEIA

É rica em carboidrato, mas tem até mais proteína que o feijão!


Eliane Contreras | Aug 11, 2021

São muitos os nutrientes (e benefícios) presentes nesse cereal, mas vamos começar pela proteína. Sim, a aveia tem até mais proteína que leguminosas como o feijão, sabia? São 4,5 g na porção de 30 g. Por isso é considerada uma boa opção para complementar o aporte proteico das refeições. “De maneira geral, precisamos de 12% a 15% das calorias diárias vindas das proteínas (cerca de 1,1 g por quilo de peso). Se comêssemos só aveia o dia todo, essa porcentagem já seria alcançada”, afirma a nutricionista Marcela Worcmann. Mas ninguém deve passar o dia à base do cereal: a comparação feita pela  nutricionista tem apenas o objetivo de mostrar que a aveia não é fraca em proteína.

Fonte de carboidrato

Carboidrato é outro macronutriente que não falta no cereal, nem por isso a má fama de que engorda com facilidade é verdadeira. Claro que não dá para exagerar nas colheradas, mas as fibras, também presentes na composição do grão, diminuem a velocidade de digestão do carboidrato, transformando a aveia numa aliada no controle do peso. “O mecanismo das fibras, especialmente as solúveis, de fazer com que a aveia seja digerida devagar, proporciona maior sensação de saciedade, além de reduzir a absorção da gordura da refeição”, explica Marcela.

Mais motivos para você consumir esse alimento:

*controla a glicemia: a aveia diminui a absorção dos carboidratos prevenindo picos de açúcar no sangue e, consequentemente, reduz a insulina circulante – hormônio que, fora das células, favorece os estoques de gordura.

*favorece o intestino: as fibras da aveia têm ação prebiótica, ou seja, funcionam como alimento para as bactérias intestinais, melhorando o equilíbrio da microbiota (conjunto de bactérias que habitam o intestino).

Tem mais benefícios, desta vez vindos das fibras beta-glucana, também encontradas em boa quantidade na aveia. “O consumo de beta-glucana está associado ao controle do colesterol, especialmente à redução do LDL, o colesterol ruim. Ao ser consumida, ela forma uma espécie de gel que se liga ao colesterol proveniente da dieta e faz com que essa gordura seja excretada pelas fezes”, diz a nutricionista. Para obter esse efeito, segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, são necessárias 3 g diárias de beta-glucana, quantidade presente em cerca de 4 colheres de sopa de farelo de aveia.

Se preferir, fique com a versão em flocos, fino ou grosso. Em qualquer formato (farelo, flocos, farinha), a aveia tem propriedades funcionais aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e agências internacionais. Pronta(o) para começar o dia com um belo mingau de aveia ou um delicioso overnight!?