suco verde para crianças

SUCO VERDE: QUANDO PODE SER APRESENTADO PARA AS CRIANÇAS

Saiba a partir de que idade a bebida feita com folhas pode entrar no cardápio dos pequenos e em que quantidade


Luna Azevedo | Jul 06, 2020

Assim que é iniciada a apresentação dos primeiros alimentos ao bebê, os pais ficam ansiosos para oferecer suco de fruta. Os adeptos de uma alimentação mais natural pensam logo no suco verde – afinal, só tem ingredientes saudáveis. Mas quando se trata de alimentação infantil, não é bem assim. Tudo tem a hora certa.

Também não se discute a importância do uso exclusivo de leite materno até os 6 meses de vida. Não ofereça nem mesmo água. Até essa idade, o leite materno é suficiente para manter o bebê hidratado, de acordo com o Novo Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos, lançado em novembro de 2019 pelo Ministério da Saúde com contribuição científica da Sociedade Vegetariana Brasileira. O Guia ainda ressalta que a amamentação pode ser estendida até 2 anos ou mais.

Mesmo no sexto mês, quando é iniciada a “introdução alimentar” (prefiro chamar de “apresentação alimentar”), os sucos devem continuar fora do cardápio, assim como as papinhas. As frutas e legumes cozidos devem ser apresentados em pedaços para que a criança pratique a mastigação; um de cada vez, o que possibilita ela conhecer os diferentes sabores e texturas, além dos pais observarem possíveis intolerâncias. 

Só depois que o contato da criança com os alimentos in natura já estiver melhor estabelecido, o que geralmente acontece perto dos 2 anos, o suco verde ou só de fruta pode ser introduzido no cardápio. Antes disso, o Novo Guia Alimentar recomenda os pais oferecerem as frutas sem espremer ou triturar. Outros motivos que justificam essa recomendação são:

1. Mastigar as frutas faz com que a criança exercite a musculatura da boca e do rosto.

2. Se o suco for coado, há redução das fibras das frutas que previnem a constipação intestinal.

3.O consumo de sucos em horário próximo à refeição pode saciar a criança, o que impede de ela consumir outros alimentos.

4.Quando se habitua a tomar suco para matar a sede, a criança pode ter dificuldade de tomar água pura.

5.Tomar suco em excesso aumenta a chance de a criança apresentar excesso de peso.

O TAMANHO DO COPO

A quantidade de suco oferecida a partir da idade adequada pode ser em torno de 120 ml por dia (meio copo), desde que seja totalmente natural, sem adição de açúcar e, de preferência, orgânico. Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, ingerir resíduos de agrotóxicos pode estar relacionado com o desenvolvimento de diversas doenças, como câncer, distúrbios no crescimento e desenvolvimento neurológico, podendo manifestar-se a curto ou longo prazo.

A adição de outros alimentos, como mel ou melado, assim como adoçantes não é indicado. As frutas que irão compor o suco já têm seu gosto doce natural, e os adoçantes, mesmo que naturais, não são recomendados para crianças.

QUAIS INGREDIENTES USAR

Comece combinando poucos ingredientes na receita, de três a quatro. Couve, pepino, maçã e água de coco, por exemplo. Apesar da couve ser muito comum no suco verde, procure variar com rúcula, agrião, espinafre, salsinha, salsão etc. Faça o mesmo com as outras hortaliças. Alterne o pepino com cenoura, beterraba. 

A água de coco natural pode ser substituída por outra base: suco de laranja, abacaxi, melão, melancia e frutas vermelhas. O limão também agrega sabor e melhora a absorção de ferro.

Um pouco mais para frente, quando a criança estiver habituada ao suco, acrescente sementes (chia e linhaça) e especiarias (gengibre e cardamomo). São ingredientes com muitas propriedades funcionais.

Não coar o suco é essencial, pois assim são mantidas as fibras que atuam, inclusive, no controle glicêmico do organismo após o consumo do suco.

Caso se sinta mais confortável, o suco pode ser servido com canudo, onde pedaços um pouco maiores não passarão, evitando o risco de a criança engasgar. 

O suco pode fazer parte de uma refeição, sendo oferecido, de preferência, ao término dela.

3 RECEITAS DE SUCO VERDE

No início, prepare as receitas sem as sementes e as especiarias, que podem ser acrescentadas depois que a criança estiver mais habituada com o suco verde

SUCO 1 

Ingredientes

1 folha de couve higienizada (se quiser, bata para a semana e congele em cubos de gelo – use 3 cubos e pode variar com salsinha OU rúcula)

1 colher (sopa) de hortelã (variar com aipo OU pepino)

1 rodela de abacaxi (pode variar com maçã OU limão ou 1 fatia de melão OU melancia OU  4 morangos orgânicos OU 1 punhado de gojiberry)

1/2 copo (100 ml) de água OU água de coco

1 pedaço pequeno de gengibre (opcional)

1 colher (sobremesa) de linhaça hidratada OU chia hidratada (deixe as sementes mergulhadas na água por 12 h)

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes em um liquidificador e sirva sem coar.   

SUCO 2

Ingredientes

1/2 fatia média de melão OU mamão papaia

2 folhas de alface orgânicas higienizadas

1/2 copo (100 ml) de água OU água de coco

1 colher (sobremesa) rasa de linhaça hidratada OU chia hidratada

Modo de fazer  

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva sem coar.

SUCO 3

Ingredientes

1 maçã orgânica com a casca picada

1/2 fatia de melão picada

1 colher (sobremesa) de suco de limão

1/2 copo (100 ml) de água de coco

1 colher (sopa) de salsinha orgânica fresca picada

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva sem coar.

*Nutricionista materno infantil, atuante em alimentação vegana e vegetariana, Luna Azevedo é coordenadora do curso de pós-graduação focado em Nutrição Vegetariana e Vegana com Extensão em Gastronomia, no Instituto Luciana Harfenist, no Rio de Janeiro.

REFERÊNCIA 

Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos.  Ministério da Saúde. 2019. Acesso em: 18 de novembro de 2019.