Assim que é iniciada a apresentação dos primeiros alimentos ao bebê, os pais ficam ansiosos para oferecer suco de fruta. Os adeptos de uma alimentação mais natural pensam logo no suco verde – afinal, só tem ingredientes saudáveis. Mas quando se trata de alimentação infantil, não é bem assim. Tudo tem a hora certa.
Também não se discute a importância do uso exclusivo de leite materno até os 6 meses de vida. Não ofereça nem mesmo água. Até essa idade, o leite materno é suficiente para manter o bebê hidratado, de acordo com o Novo Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos, lançado em novembro de 2019 pelo Ministério da Saúde com contribuição científica da Sociedade Vegetariana Brasileira. O Guia ainda ressalta que a amamentação pode ser estendida até 2 anos ou mais.
Mesmo no sexto mês, quando é iniciada a “introdução alimentar” (prefiro chamar de “apresentação alimentar”), os sucos devem continuar fora do cardápio, assim como as papinhas. As frutas e legumes cozidos devem ser apresentados em pedaços para que a criança pratique a mastigação; um de cada vez, o que possibilita ela conhecer os diferentes sabores e texturas, além dos pais observarem possíveis intolerâncias.
Só depois que o contato da criança com os alimentos in natura já estiver melhor estabelecido, o que geralmente acontece perto dos 2 anos, o suco verde ou só de fruta pode ser introduzido no cardápio. Antes disso, o Novo Guia Alimentar recomenda os pais oferecerem as frutas sem espremer ou triturar. Outros motivos que justificam essa recomendação são:
1. Mastigar as frutas faz com que a criança exercite a musculatura da boca e do rosto.
2. Se o suco for coado, há redução das fibras das frutas que previnem a constipação intestinal.
3.O consumo de sucos em horário próximo à refeição pode saciar a criança, o que impede de ela consumir outros alimentos.
4.Quando se habitua a tomar suco para matar a sede, a criança pode ter dificuldade de tomar água pura.
5.Tomar suco em excesso aumenta a chance de a criança apresentar excesso de peso.
O TAMANHO DO COPO
A quantidade de suco oferecida a partir da idade adequada pode ser em torno de 120 ml por dia (meio copo), desde que seja totalmente natural, sem adição de açúcar e, de preferência, orgânico. Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, ingerir resíduos de agrotóxicos pode estar relacionado com o desenvolvimento de diversas doenças, como câncer, distúrbios no crescimento e desenvolvimento neurológico, podendo manifestar-se a curto ou longo prazo.
A adição de outros alimentos, como mel ou melado, assim como adoçantes não é indicado. As frutas que irão compor o suco já têm seu gosto doce natural, e os adoçantes, mesmo que naturais, não são recomendados para crianças.
QUAIS INGREDIENTES USAR
Comece combinando poucos ingredientes na receita, de três a quatro. Couve, pepino, maçã e água de coco, por exemplo. Apesar da couve ser muito comum no suco verde, procure variar com rúcula, agrião, espinafre, salsinha, salsão etc. Faça o mesmo com as outras hortaliças. Alterne o pepino com cenoura, beterraba.
A água de coco natural pode ser substituída por outra base: suco de laranja, abacaxi, melão, melancia e frutas vermelhas. O limão também agrega sabor e melhora a absorção de ferro.
Um pouco mais para frente, quando a criança estiver habituada ao suco, acrescente sementes (chia e linhaça) e especiarias (gengibre e cardamomo). São ingredientes com muitas propriedades funcionais.
Não coar o suco é essencial, pois assim são mantidas as fibras que atuam, inclusive, no controle glicêmico do organismo após o consumo do suco.
Caso se sinta mais confortável, o suco pode ser servido com canudo, onde pedaços um pouco maiores não passarão, evitando o risco de a criança engasgar.
O suco pode fazer parte de uma refeição, sendo oferecido, de preferência, ao término dela.
3 RECEITAS DE SUCO VERDE
No início, prepare as receitas sem as sementes e as especiarias, que podem ser acrescentadas depois que a criança estiver mais habituada com o suco verde
SUCO 1
Ingredientes
1 folha de couve higienizada (se quiser, bata para a semana e congele em cubos de gelo – use 3 cubos e pode variar com salsinha OU rúcula)
1 colher (sopa) de hortelã (variar com aipo OU pepino)
1 rodela de abacaxi (pode variar com maçã OU limão ou 1 fatia de melão OU melancia OU 4 morangos orgânicos OU 1 punhado de gojiberry)
1/2 copo (100 ml) de água OU água de coco
1 pedaço pequeno de gengibre (opcional)
1 colher (sobremesa) de linhaça hidratada OU chia hidratada (deixe as sementes mergulhadas na água por 12 h)
Modo de fazer
Bata todos os ingredientes em um liquidificador e sirva sem coar.
SUCO 2
Ingredientes
1/2 fatia média de melão OU mamão papaia
2 folhas de alface orgânicas higienizadas
1/2 copo (100 ml) de água OU água de coco
1 colher (sobremesa) rasa de linhaça hidratada OU chia hidratada
Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva sem coar.
SUCO 3
Ingredientes
1 maçã orgânica com a casca picada
1/2 fatia de melão picada
1 colher (sobremesa) de suco de limão
1/2 copo (100 ml) de água de coco
1 colher (sopa) de salsinha orgânica fresca picada
Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva sem coar.
*Nutricionista materno infantil, atuante em alimentação vegana e vegetariana, Luna Azevedo é coordenadora do curso de pós-graduação focado em Nutrição Vegetariana e Vegana com Extensão em Gastronomia, no Instituto Luciana Harfenist, no Rio de Janeiro.
REFERÊNCIA
Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Ministério da Saúde. 2019. Acesso em: 18 de novembro de 2019.